
Todo empreendedor sabe que para a criação de um bom negócio, estudar constantemente é essencial para seu crescimento; leituras e atualizações são uma necessidade e uma obrigação de todo empreendedor, pois alcançar o sucesso é uma tarefa árdua.
Sabemos que muitos fracassam por falta de experiência ou falta de conhecimento, pois apenas afinidade com a área de negócio não é suficiente, é importante dominar estratégias e ser visionário, características que podem ser desenvolvidas com muito estudo e leituras relevantes.
Separamos uma lista de 10 livros que todo empreendedor de sucesso deve ler.
Neste livro, o escritor apresenta diversas dicas que podem te ajudar na resolução de problemas, que tanto empreendedores, CEOs e gerentes podem aplicar. Além das dicas, fala-se sobre práticas que criam negócios de sucesso e que podem causar a desgraça dos mesmos.
Este livro fornece uma visão objetiva de como boas práticas, quando mal utilizadas, podem causar um efeito negativo.
Obra baseada em um estudo de 150 estratégias para se criar novos nichos no mercado, colocando a concorrência como algo irrelevante para o negócio, enquanto as empresas podem buscar novos caminhos para seu crescimento.
De uma forma sistemática, o livro descreve princípios que os empreendedores podem fazer uso para criar “Oceanos Azuis”, que são novos espaços possíveis, diante do “Oceano Vermelho” que são os seus rivais.
O empreendedor é colocado na posição de que precisa focar em criar coisas novas e não competir com seus concorrentes ou copiar pessoas que já deram certo. De acordo com os autores, o sucesso está no monopólio e não da competição, afinal, copiar modelos prontos é fácil, ou seja, muitos tentarão.
O autor traz uma visão positiva sobre inovar, ensinando o empreendedor a buscar soluções novas e coisas novas, e deixando claro que não existe uma fórmula para sucesso, tudo depende de uma visão inovadora. Se você sabe fazer algo diferente, busque ser o melhor nisso, o sucesso virá do seu destaque no mercado. A competição carrega um poder destrutivo, que busca o crescimento de um negócio diante do fracasso de outro.
Linda é uma das 100 mulheres mais inovadoras do século 21 e, em seu livro, ela expõe a importância do pensamento empreendedor estar presente no dia a dia, no sentido mais amplo da palavra, indo além do próprio negócio para chegar no empreendedor em si.
O objetivo é despertar o empreendedor que todos tem, que pode abrir novas portas de negócio para mercado emergentes, onde há a necessidade de novas ideias.
Não, não se trata de um livro voltado para o público feminino. Este livro é para todo empreendedor que se vê diante do desafio da liderança, em que precisa de forma sensata lidar com todas as questões relacionadas a um ambiente de trabalho.
Com uma leitura fácil, a atual CEO do Facebook aborda maneiras justas de lidar com a posição de liderança e otimizar seu trabalho.
Este livro é uma indicação feita por Bill Gates, onde o autor apresenta uma análise de diversas invenções históricas a fim de compreender o que estimula a criatividade do ser humano, como funciona esse processo de inovação.
Steven Johnson expõe sete padrões fundamentais para os processos de inovação humano, que surgiram a partir da relação do homem e seu ambiente.
Este livro é ideal para quem está em busca de despertar seu lado criativo, de como alcançar e usar isso ao seu favor.
O autor faz uma exposição das situações mais complicadas que podem vir a surgir dentro de uma empresa e oferece conselhos que podem ser úteis para todo empreendedor.
Ben Horowitz é um dos empreendedores mais experientes do Vale do Silício e discute de que maneiras ele sozinho foi da fundação até a venda e investimento em empresas de tecnologia.
Com uma leitura fácil e divertida, a autora apresenta dicas de como você pode fazer seu dinheiro render, desde que você assuma um compromisso consigo mesmo, com seus objetivos e com seu dinheiro. Qualquer empreendedor de sucesso precisa ter controle total sobre suas finanças, pois isso é a base para as coisas se encaminharem. Seus propósitos precisam ser colocados no papel, suas metas precisam ser planejadas e, o empreendedor precisa assumir o seu papel.
Nathalia Arcuri mostra que não se trata de grandes quantias para grandes investimentos. A visão é clara e simples, você pode começar a investir hoje mesmo com pouco, pois o importante é o primeiro passo.
De uma maneira simples e interativa, o autor dá dicas de como você pode despertar sua criatividade e assim alcançar o sucesso em tudo o que você tentar, desde que você se comprometa com isso.
O livro é baseado em uma palestra que busca despertar interesse por novos conhecimentos e os primeiros passos para uma busca interna sobre quem você é e sobre o que você tem interesse.
Não é diretamente voltado ao mundo do empreendedorismo, porém é uma leitura muito útil para quem quer começar um negócio e para quem está em busca de inovações.
O autor é considerado o pai do marketing digital e irá te direcionar para as transformações do marketing tradicional para o digital.
Desde a forma de como a conectividade mudou o mundo até a compreensão do consumidor nessa nova era, onde métricas e práticas de marketing são essenciais para um negócio alcançar o sucesso.
O livro apresenta uma jornada complexa em que, desde a apresentação de uma marca, o consumidor é guiado e conquistado para chegar na fidelização. Essa jornada é baseada em novas tendências do marketing digital para conquistar o mercado de forma concreta e eficaz.
Agora, é só você se empenhar e fazer uma leitura profunda de todos esses livros. Cada um deles apresenta situações e visões diferentes que podem influenciar na forma que você compreende o empreendedorismo.
Ter conhecimento sobre algo, facilita que você trabalhe com isto, ou seja, para alcançar o sucesso, em qualquer coisa que você opte, necessitará de todo o conhecimento necessário e nunca deixar de buscar atualizações, pois o mundo é para aqueles que estão dispostos a sair na frente.
Boa leitura!!