10 Livros que todo empreendedor de sucesso deve ler

- Empreendedorismo
  • Compartilhe:

Todo empreendedor sabe que para a criação de um bom negócio, estudar constantemente é essencial para seu crescimento; leituras e atualizações são uma necessidade e uma obrigação de todo empreendedor, pois alcançar o sucesso é uma tarefa árdua.

Sabemos que muitos fracassam por falta de experiência ou falta de conhecimento, pois apenas afinidade com a área de negócio não é suficiente, é importante dominar estratégias e ser visionário, características que podem ser desenvolvidas com muito estudo e leituras relevantes.

Separamos uma lista de 10 livros que todo empreendedor de sucesso deve ler.


1. O Dilema da Inovação, de Clayton M. Christensen

Neste livro, o escritor apresenta diversas dicas que podem te ajudar na resolução de problemas, que tanto empreendedores, CEOs e gerentes podem aplicar. Além das dicas, fala-se sobre práticas que criam negócios de sucesso e que podem causar a desgraça dos mesmos.

Este livro fornece uma visão objetiva de como boas práticas, quando mal utilizadas, podem causar um efeito negativo.


2. A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim

Obra baseada em um estudo de 150 estratégias para se criar novos nichos no mercado, colocando a concorrência como algo irrelevante para o negócio, enquanto as empresas podem buscar novos caminhos para seu crescimento.

De uma forma sistemática, o livro descreve princípios que os empreendedores podem fazer uso para criar “Oceanos Azuis”, que são novos espaços possíveis, diante do “Oceano Vermelho” que são os seus rivais.


3. De Zero a Um. O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício, de Peter Thiel e Blake Masters

O empreendedor é colocado na posição de que precisa focar em criar coisas novas e não competir com seus concorrentes ou copiar pessoas que já deram certo. De acordo com os autores, o sucesso está no monopólio e não da competição, afinal, copiar modelos prontos é fácil, ou seja, muitos tentarão.

O autor traz uma visão positiva sobre inovar, ensinando o empreendedor a buscar soluções novas e coisas novas, e deixando claro que não existe uma fórmula para sucesso, tudo depende de uma visão inovadora. Se você sabe fazer algo diferente, busque ser o melhor nisso, o sucesso virá do seu destaque no mercado. A competição carrega um poder destrutivo, que busca o crescimento de um negócio diante do fracasso de outro.


4. De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco, de Linda Rottenberg

Linda é uma das 100 mulheres mais inovadoras do século 21 e, em seu livro, ela expõe a importância do pensamento empreendedor estar presente no dia a dia, no sentido mais amplo da palavra, indo além do próprio negócio para chegar no empreendedor em si.

O objetivo é despertar o empreendedor que todos tem, que pode abrir novas portas de negócio para mercado emergentes, onde há a necessidade de novas ideias.


5. Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar, de Sheryl Sandberg

Não, não se trata de um livro voltado para o público feminino. Este livro é para todo empreendedor que se vê diante do desafio da liderança, em que precisa de forma sensata lidar com todas as questões relacionadas a um ambiente de trabalho.

Com uma leitura fácil, a atual CEO do Facebook aborda maneiras justas de lidar com a posição de liderança e otimizar seu trabalho.


6. De onde vem as boas ideias, de Steven Johnson

Este livro é uma indicação feita por Bill Gates, onde o autor apresenta uma análise de diversas invenções históricas a fim de compreender o que estimula a criatividade do ser humano, como funciona esse processo de inovação.

Steven Johnson expõe sete padrões fundamentais para os processos de inovação humano, que surgiram a partir da relação do homem e seu ambiente.

Este livro é ideal para quem está em busca de despertar seu lado criativo, de como alcançar e usar isso ao seu favor.


7. O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz

O autor faz uma exposição das situações mais complicadas que podem vir a surgir dentro de uma empresa e oferece conselhos que podem ser úteis para todo empreendedor.

Ben Horowitz é um dos empreendedores mais experientes do Vale do Silício e discute de que maneiras ele sozinho foi da fundação até a venda e investimento em empresas de tecnologia.


8. Me poupe. 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri

Com uma leitura fácil e divertida, a autora apresenta dicas de como você pode fazer seu dinheiro render, desde que você assuma um compromisso consigo mesmo, com seus objetivos e com seu dinheiro. Qualquer empreendedor de sucesso precisa ter controle total sobre suas finanças, pois isso é a base para as coisas se encaminharem. Seus propósitos precisam ser colocados no papel, suas metas precisam ser planejadas e, o empreendedor precisa assumir o seu papel.

Nathalia Arcuri mostra que não se trata de grandes quantias para grandes investimentos. A visão é clara e simples, você pode começar a investir hoje mesmo com pouco, pois o importante é o primeiro passo.


9. Roube Como um Artista. 10 dicas sobre criatividade, de Austin Kleon

De uma maneira simples e interativa, o autor dá dicas de como você pode despertar sua criatividade e assim alcançar o sucesso em tudo o que você tentar, desde que você se comprometa com isso.

O livro é baseado em uma palestra que busca despertar interesse por novos conhecimentos e os primeiros passos para uma busca interna sobre quem você é e sobre o que você tem interesse.

Não é diretamente voltado ao mundo do empreendedorismo, porém é uma leitura muito útil para quem quer começar um negócio e para quem está em busca de inovações.


10. Marketing 4.0 Do Tradicional ao Digital, de Philip Kotler

O autor é considerado o pai do marketing digital e irá te direcionar para as transformações do marketing tradicional para o digital.

Desde a forma de como a conectividade mudou o mundo até a compreensão do consumidor nessa nova era, onde métricas e práticas de marketing são essenciais para um negócio alcançar o sucesso.

O livro apresenta uma jornada complexa em que, desde a apresentação de uma marca, o consumidor é guiado e conquistado para chegar na fidelização. Essa jornada é baseada em novas tendências do marketing digital para conquistar o mercado de forma concreta e eficaz.


Agora, é só você se empenhar e fazer uma leitura profunda de todos esses livros. Cada um deles apresenta situações e visões diferentes que podem influenciar na forma que você compreende o empreendedorismo.

Ter conhecimento sobre algo, facilita que você trabalhe com isto, ou seja, para alcançar o sucesso, em qualquer coisa que você opte, necessitará de todo o conhecimento necessário e nunca deixar de buscar atualizações, pois o mundo é para aqueles que estão dispostos a sair na frente.

Boa leitura!!

  • Compartilhe: