- Tendência
  • Compartilhe:

Method dressing: looks que contam uma história.

Você provavelmente já ouviu falar de um método que atores usam para aperfeiçoar a própria atuação, chamada de method acting (atuação em método, em tradução adaptada). Consiste do ator/atriz em manter o personagem mesmo fora de cena, até mesmo do set, na explicação de que daria mais fidelidade ao seu personagem. Embora abraçada por atores renomados como Jared Leto e Christian Bale, atores importantes condenaram, como Samuel L Jackson e Mads Mikkelsen.

   No entanto, o que vamos falar aqui é de uma prática parecida, porém mais estilosa e menos polêmica: o method dressing (vestimenta em método). Criada na década de 30 por Constantin Stanislavski, aqui acontece depois que as luzes do set se apagaram: são peças de roupa que os atores usam fora da obra, inspiradas em seus papéis. Serve não só uma maneira de expandir o universo da obra referenciada, mas como uma forma de divulgação, já que faz sucesso entre as mídias de celebridades e moda.

Vamos mostrar alguns exemplos de method dressing e o porquê dessa tendência vem se popularizado ao longo dos anos.

Robert Pattinson e Zoë Kravitz

Robert Pattinson e Zoë Kravitz no evento de lançamento de “The Batman”  (Reprodução)

Com o sucesso de público e crítica da mais nova adaptação do morcego justiceiro, “The Batman” causou um barulho interessante nas redes sociais. E claro que os intérpretes de Bruce Wayne/Batman e Selina Kyle/Mulher Gato não iriam perder essa chance de brilhar com seus personagens fora das telonas.

Robert Pattinson usa o traje muito similar que seu personagem Wayne usa no filme, além do bastante uso do preto, realçando o tema sombrio do longa-metragem. Zoë Kravitz tomou a personalização de forma ainda mais criativa, a icônica Mulher Gato, no qual o vão do seu vestido dá fim na forma de dois felinos. 

Lady Gaga

Lady Gaga em premiére do filme Nasce uma Estrela, em Los Angeles (Reprodução)

Muitos fãs sempre esperam ansiosos para ver qual surpresa Lady Gaga traz ao pisar no tapete vermelho. Dona de looks extravagantes desde o começo de sua carreira na música, Gaga dispôs sua genialidade ao method dressing de seus personagens famosos nos cinemas.

Para a premiere do filme “Nasce uma Estrela”, no qual interpretou Ally e compôs o sucesso premiado “Shallow”, Gaga usou vestidos que refletiam a época de ascensão de estrelas na era de ouro de Hollywood, o que combinava com sua personagem, uma estrela da música em ascensão. A mensagem da Gaga era clara: mais que uma grande cantora, ela quer ser uma grande artista e atriz.

Lady Gaga em premiére do filme House of Gucci  (Reprodução/Instagram)

Já sua personagem Patrizia Reggiani em “House of Gucci” foi representada por Gaga na moda de forma ainda mais deslumbrante. Obviamente, motivos não faltavam: a personagem, além de toda família Gucci no trama, é cercada de exuberância. Durante as premières de House of Gucci, Gaga se cobriu de grifes italianas renomadas: além da própria Gucci, vestiu Versace vintage, Armani e Valentino. 

Zendaya

Look de Zendaya para a premiére e a participação no Festival de Veneza do filme “Duna”  (Reprodução/Instagram)

Outra experiente em method dressing é a atriz e modelo Zendaya, que fez a guerreira Chani no épico desértico “Duna”. Sutil como a sua personagem, o vestido da atriz na premiere feito pelo estilista Law Roach representa o estilo e as paisagens do filme, das curvas acentuadas das dunas do deserto, como os detalhes que lembram desenhos na areia e o aspecto futurista do filme.

Zendaya na première de Homem Aranha: Sem Volta para Casa  (Reprodução/Instagram)

Seu look para a personagem MJ no sucesso geek “Homem Aranha: Sem Volta para Casa” também não passou batido. Zendaya demonstra um tom mais literal nessa peça, adornado em teias de aranha que simbolizam o super herói teioso, que também tem seu traje contornado em teias. 

Scarlett Johanson e Brie Larson

Scarlett Johansson para o lançamento do filme “Vingadores: Ultimato”  (Reprodução/Instagram)
Brie Larson para o lançamento do filme “Vingadores: Ultimato”  (Reprodução/Instagram)

(Scarlett Johansson (esq.) e Brie Larson (dir.) para o lançamento do filme “Vingadores: Ultimato”) 

Por falar em Universo Marvel, as nossas super heroínas Viúva Negra e Capitã Marvel, interpretadas por Scarlett Johanson e Brie Larson respectivamente, marcaram a premiére de “Vingadores: Ultimato” com uma referência poderosa, para dizer o mínimo.

As duas atrizes, em sua mão esquerda, simbolizam as Joias do Infinito, objetos que simbolizam o plot principal de toda a saga da Marvel nos cinemas. Com uma leve diferença entre elas: enquanto Johansson tem uma corrente dourada ligando todos os anéis, Larson usa cinco anéis e um bracelete com uma grande joia.

Detalhe da pulseira e anéis de Johansson e Larson referenciando as Joias do Infinito (Reprodução/Instagram)

Mais que uma mera referência, o method dressing é uma maneira criativa de prolongar o sucesso da obra e do trabalho nela feito pelo artista, não precisando de muitos detalhes como seus figurinos elaborados nos filmes. Além do mais, traz diversidade nos tapetes vermelhos, sendo uma forma de agradar os fãs.  

  • Compartilhe: