
O marketing de varejo possui o objetivo de aproximar os clientes aos produtos ofertados e aumentar a venda dos mesmos. Com o marketing digital não é diferente, são definidas estratégias, técnicas e ações para que o público-alvo da sua marca:
Por este motivo, é essencial conhecer o público que se conecta com o perfil da sua empresa, para que todas as estratégias de marketing digital sejam realizadas para atingir esse público em específico.
O segmento da moda busca causar o desejo de compra no seu cliente e ao marcar uma forte presença online, seu público-alvo se aproxima facilmente da marca, tornando-se um seguidor e um provável consumidor fiel.
Pensando em tudo isso, a Clube Morena Rosa reuniu dicas para que esse objetivo seja alcançado:
Persona é simplesmente o seu público-alvo, conhecido a fundo. Qual o intervalo de idade, a classe social e o estilo de vida (quais lugares ela frequenta, o que ela está buscando, quais seus afazeres, qual horário ela utiliza as redes sociais etc).
Todas essas informações serão adquiridas através de pesquisas e da aproximação com seus clientes. Caso a sua loja seja uma franquia, essas pesquisas já devem ter sido realizadas. Quanto mais você tiver conhecimento sobre a persona da sua marca, maiores são as chances das estratégias do marketing digital serem bem sucedidas.
2. DEFINA UMA LINGUAGEM
Após ter conhecimento sobre os seus clientes, definir a linguagem que será usada é o próximo passo. É necessário pensar qual meio de comunicação seu público mais utiliza, qual é a imagem da sua marca que você quer transmitir e qual a linguagem adequada para a sua persona.
Por exemplo, se sua marca tem como foco os jovens: memes e humor podem ser utilizados para alcançá-los, o que é diferente para um público adulto, onde uma linguagem mais séria e direta pode ter mais êxito.
3. CONSIDERE CRIAR UM SITE
Um site relacionado ao varejo de moda, não significa um e-commerce de roupas. Seu site pode ser um canal de entrada para seus futuros clientes, onde conhecerão o estilo e o perfil da marca. Uma boa alternativa é a criação de um blog (como esse da Clube Morena Rosa), com posts de dicas relacionadas ao meio, empreendedorismo, tendências e qualquer assunto que gere interesse à persona da sua marca.
4. REDES SOCIAIS
As redes sociais conquistaram um importante espaço no mundo da moda, especialmente o Instagram. Por ser um aplicativo com enfoque para fotos, é possível se destacar com um feed bonito e organizado, alinhado com a estética da sua marca.
As fotos precisam ser em uma boa qualidade e uma dica é escolher uma paleta de cores para seguir. Para lojas de roupa, looks do dia são sempre favoráveis, assim como ensaios fotográficos e dicas de tendências.
Os stories podem ser utilizados para mostrar backstages, repostar feedbacks positivos e fotos de clientes usando roupas da marca. Com isso, seu público criará interesse pelos produtos oferecidos e desejará aparecer na rede social da loja.
Aproveite as redes sociais para buscar mais informações sobre a sua persona e aproximar-se dela!
5. EMAIL MARKETING
O email continua sendo uma boa forma de divulgação da sua marca e a persona desenvolvida na primeira dica ajudará a definir para quem serão enviados os emails.
Podem ser divulgadas novas campanhas que contenham produtos específicos de interesse do seu público-alvo, ao conquistá-lo, as chances de conversão em compras aumenta. Você pode ainda usar o email marketing para divulgar promoções e ações que acontecem na loja.
É preciso valorizar seus clientes fiéis e uma boa maneira de fazer isso é utilizar o email para parabenizar algum consumidor aniversariante ou enviar cupons de desconto para os clientes mais assíduos.
A Clube Morena Rosa auxilia em todo o planejamento e ações de marketing de suas franquias. Quer saber mais? Clique aqui.
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