
O futuro do varejo levanta discussões e dúvidas sempre que algum fator impacta o mercado. As mudanças constantes agitadas pelos anos de isolamento social e aceleradas a cada evolução da tecnologia impactam diretamente o setor gerando a necessidade de adaptação.
Atualmente as redes sociais ditam as regras, criam tendências e transformam o público mesclando hábitos e culturas do mundo todo. Este bombardeio de informações criou uma geração de clientes com hábitos exigentes e sedentos por experiências personalizadas. Neste novo cenário é imprescindível o surgimento de gestores de pontos de venda preparados para conduzir o varejo à esta nova fase.
Há um entendimento sobre as características que este novo profissional precisa trabalhar para acompanhar, com sucesso, a evolução do segmento!
1- Proporcionar experiências!
A praticidade do e-commerce, impulsionada pela evolução dos protocolos de segurança e processos de entrega, ganhou a confiança do consumidor! Aqui, o desafio é oferecer a melhor experiência possível para que o cliente sinta-se atraído a visitar uma loja física.
A força do varejo está no contato direto com o produto, na possibilidade de ver e tocar além da tela do smartphone, de poder conversar e esclarecer dúvidas com pessoas reais preparadas para isso. Sendo assim, a satisfação do cliente através de uma experiência incrível da marca, é o ponto chave que o novo gestor precisa compreender.
2- Conhecer a equipe!
Todo time é formado por indivíduos com personalidades e características diferentes. Reconhecer as particularidades, facilidades e dificuldades de cada um, trabalhando suas habilidades, é fundamental para criar uma unidade.
Neste ponto, é necessário ser líder, entender as necessidades da equipe como um todo e providenciar para que elas sejam sanadas. Gerenciar atividades não se trata meramente de delegar funções, é cuidar para que cada um faça sua parte e trabalhar junto para agregar no crescimento de todos.
Um ponto importante é saber identificar as pessoas certas para representar os valores e identidade da empresa que estejam aptas para representar a marca para o cliente. É com funcionários com confiança e autonomia que a equipe consegue solucionar entraves e criar uma boa experiência para o consumidor.
3- Especialização em atendimento ao cliente é indispensável!
O que define este novo gestor não é a graduação em cursos universitários. O perfil deste profissional é moldado através das experiências do dia-a-dia, do contato com pessoas, da vivência dentro do mercado de vendas. Obviamente estudar é sempre necessário, encontrar conhecimentos sobre temas específicos como liderança, autoconhecimento, comportamento, gerenciamento e novas tendências é crucial para o desenvolvimento profissional.
4- Conhecer as novas tecnologias
Eis um ponto muito importante para o perfil do novo líder, porém, não é necessário que haja um conhecimento profundo sobre tecnologias, e sim o entendimento de estratégias que impactam vendas. O ponto chave aqui é determinar a tecnologia como uma aliada, e não uma concorrente.
Lembramos que ainda não há tecnologia que substitua um bom vendedor, em contrapartida é possível tornar a experiência da presença física do cliente tão, ou até mais, interessante que a de um bom site de vendas.
Quer saber mais sobre como manter sua loja atualizada?
Continue seguindo o conteúdo do nosso Blog!