
A abertura de franquias é algo cada vez mais comum no Brasil, devido à facilidade em entrar no mercado e a lucratividade rápida. Isso porque o modelo de negócios da franquia já está estruturado e os produtos e serviços já foram aprovados pelo público, o que acaba sendo bem mais vantajoso para o empreendedor!
Antes de mais nada, é necessário que o empresário faça uma análise minuciosa do mercado e um planejamento rigoroso de todas as etapas que envolvem a abertura da franquia.
1. Confira os primeiros passos:
Identifique a área de atuação
O primeiro passo é identificar em qual área você mais se identifica e possui mais perfil para atuar. Além disso, um pré-requisito para abrir qualquer negócio é ter capital suficiente para fazer o investimento. Selecione também, os segmentos do seu interesse, pois é muito mais prazeroso trabalhar com aquilo que você gosta!
O segundo passo é considerar as questões como:
– Você possui recursos financeiros suficientes para ‘sustentar’ a sua franquia antes da geração de lucros?
– Está disposto a seguir as regras da franqueadora, como os padrões de qualidade adotados pela marca e o repasse de parte dos lucros para o franqueador?
Conheça o nicho de mercado
Depois de analisar esses aspectos pessoais e profissionais, agora é o momento de conhecer o nicho do mercado. Faça uma pesquisa e identifique quais são as necessidades do mercado, no momento. Leve em conta fatores como a lucratividade e a demanda da região em que irá instalar a franquia.
Fique atento para evitar modismos! Verifique se o produto oferecido pela franquia não é somente “mais do mesmo”, com lançamento de muitas lojas e marcas oferecendo produtos semelhantes. O sucesso desse tipo de negócios pode até ser muito rápido, mas também é passageiro. Tome cuidado para não abrir uma empresa com prazo de validade!
Outro ponto importante é comparar as franquias do mesmo setor. Identifique os pontos positivos e negativos das lojas e considere fatores como: qual o investimento necessário, tempo médio de retorno, lucratividade e competitividade.
Saiba tudo sobre o negócio para evitar arrependimentos futuros. Procure uma boa localização e verifique se há demanda para aquele produto na região em que deseja abrir a franquia.
Entenda os aspectos legais
Após definir qual a marca com que irá trabalhar é necessário entender alguns aspectos legais que envolvem o sistema de franquias. No Brasil, a legislação que regulamenta as franquias é a Lei nº 8.955/1994. Nessa lei, constam os principais fatores que devem ser observados durante o acordo de franqueadores e franqueados.
Uma das disposições mais pertinentes da lei, é a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse é o documento central que funciona como um pré-contrato do sistema de franquias. Além disso, essa circular define de forma clara qual é o perfil da franquia, o investimento necessário e o propósito da marca.
2. Cuidados para tomar antes de abrir uma franquia
Antes de fechar negócio é necessário tomar os devidos cuidados! Acompanhe:
– Faça as contas
O primeiro passo é fazer as contas e verificar se o investimento cabe no seu orçamento. Coloque todos os investimentos na ponta do lápis: implantação, operação e capital de giro e uma reserva financeira para eventuais despesas pessoais ou emergências da franquia. Também considere as taxas que são cobradas pela franquia, além das despesas com aluguel do ponto comercial e à montagem da loja.
– Contrate um advogado e analise todos os detalhes do contrato
Antes de abrir o negócio é indispensável que você contrate um advogado para lhe dar todo o suporte jurídico nos detalhes que você pode não dominar completamente.
– Atente-se para o prazo do contrato, assim como nos direitos e deveres das partes. Verifique também a exclusividade da marca na região, pois assim é garantido um raio para a atuação exclusiva da unidade da sua franquia e impede que uma loja igual a sua seja instalada a poucos metros de você.
3. Entenda sobre o mix de produtos
Também é válido lembrar que uma franquia possui um mix de produtos e, antes de abrir a franquia, é preciso entender sobre todos eles, afinal de contas o portfólio contará bastante para o sucesso do negócio!
E nem sempre uma enorme variedade de marcas e produtos é sinônimo de sucesso. Escolha qual a opção que melhor combina fatores como variedade, qualidade e popularidade.
A Clube Morena Rosa é uma franquia que trabalha com cinco marcas de muito sucesso no mercado da moda: Morena Rosa, Iódice, Maria Valentina, Zinco e Lebôh. Peças com alto padrão de acabamento, elegância e sofisticação para fazer você decolar no mundo dos negócios!
Clique aqui e descubra como ser um franqueado Morena Rosa!