A importância de estar presente no meio digital para o varejo

- Sem categoria
  • Compartilhe:

A transformação digital vem sendo assunto no meio varejista por um longo tempo. Ela consiste em uma estratégia onde são adotadas novas tecnologias com o objetivo de solucionar problemas considerados “tradicionais”. Um exemplo disso ocorre quando uma empresa aplica uma transformação digital e passa a utilizar os meios de automatização para realizar o atendimento aos clientes.

Mas esses avanços digitais ainda são um pouco recentes. O movimento se iniciou a partir do surgimento da internet, no ano de 1980. Naquele período o meio “digital” proporcionou a otimização de vários processos, fazendo com que hoje em dia sejam considerados simples e práticos, desde a realização de cálculos, redação de textos até mesmo o marketing.

Mas o que é a transformação digital no varejo?

Essa transformação se trata de um conjunto de recursos que são implementados pelo varejo com o intuito de poder utilizar a tecnologia em seu negócio, e em consequência disso, ter a possibilidade de expandir o alcance da sua marca, a partir da otimização do desempenho da sua loja.

Ou seja, é uma modificação de caráter estrutural nos diversos nichos do mercado, com a utilização e implementação de ferramentas, como os softwares. Primeiramente, essas mudanças eram consideradas como um diferencial competitivo, mas atualmente apresenta uma constante evolução e está focada na satisfação dos consumidores.

O que a transformação digital pode me oferecer?

O meio digital pode trazer muitos impactos no setor varejista, entre eles podemos citar os principais:

Maior eficiência nos processos;
Otimização da experiência de compra do cliente;
Maior engajamento do consumidor e de marca;
Promoção do conceito de inovação no varejo;
Maior credibilidade para o estabelecimento em seu setor de atuação.

Como aplicá-la na minha empresa?

Primeiramente é preciso identificar qual é o principal problema que precisa ser resolvido. Em seguida, é possível procurar soluções prontas, caso sua empresa ainda não tenha nenhuma tradição no meio digital.

A transformação digital é uma grande tendência que está em ascensão. Suas alternativas compostas por tecnologia como inteligência artificial, computação em nuvem e software de gestão têm muito a acrescentar às empresas de varejo.

Redes Sociais como uma opção no meio digital


Além das tecnologias que possibilitam a melhor gestão e empenho em sua empresa, as redes sociais são uma excelente estratégia no meio digital para atingir seus clientes, ganhando assim uma visibilidade maior aos seus produtos e se tornando um canal de interação com os seus consumidores.

Além disso, as redes sociais se tornaram um canal de vendas, tanto o Facebook quanto o Instagram já aderiram a opções “vender” em suas contas, trazendo assim, muita facilidade para o cliente na hora de realizar a compra dos produtos desejados.

Investir em franquias de marcas que trabalham o digital de forma efetiva e trazem constantemente novidades, faz grande diferença no mercado. Para conhecer e fazer parte do franchising que mais cresce no Brasil acesse o portal do franqueado!

  • Compartilhe: