Aprenda a criar uma experiência de compra irresistível!

- Empreendedorismo
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A internet tem dado às pessoas um poder e conhecimento que jamais foi vivenciado pela humanidade. Isso tem mudado a forma como as pessoas compram e decidem o que comprar. O consumidor pesquisa e se informa mais antes de efetuar uma compra. Isso tem elevado os padrões, e o lojista precisa estar à frente dessas mudanças e entender as necessidades desse novo perfil para proporcionar uma experiência de compra que atenda as expectativas. 

Primeiramente, o que é experiência de compra?

Experiência de compra é o processo que envolve todas as etapas que um consumidor passa antes, durante e após a compra. Experiência implica que há sensações, sentimentos e emoções envolvidas no processo; que podem ser positivos, neutros ou negativos. Essa experiência é o que define se você fideliza um cliente ou não, se ele irá indicar seu produto ou serviço para amigos e familiares.

A melhor propaganda do negócio é o boca a boca e se o cliente passar por um boa experiência de compra, existem grandes chances dele se tornar um influenciador natural da sua marca. Ele irá postar nas redes sociais, comentar em seus círculos sociais e o seu relacionamento com ele será fortalecido.

Quais são as etapas dentro da experiência de compra?

  • Serviço

É um dos mais importantes pilares para se criar uma boa experiência de compra. Oferecer um bom serviço é essencial. Seja presencialmente ou online, este é um ponto que pode aproximar ou afastar o cliente de sua marca. Bom atendimento, atenção e dedicação ao cliente; facilidade de compra e pagamento caso o serviço seja online são maneiras de estabelecer um bom serviço para o consumidor.

  • Ambiente

O ser humano é visual, e é atraído pela harmonia e beleza. Ter um ponto de venda organizado, bem decorado e fiel a uma identidade visual torna a experiência de compra mais agradável. Falando sobre um ambiente virtual, a organização também é importante. Ter um site de fácil entendimento e bem estruturado, uma página nas redes sociais com todas as informações necessárias e bem apresentadas são pontos importantes.

  • Transparência

Rodeados de recursos para informação e notícias o tempo todo, o consumidor tem se tornado mais exigente e elevou o padrão em relação a transparência vinda de quem ele compra seus produtos e serviços. Ofereça somente o que sabe que irá cumprir, não prometa resultados ou produtos que não são condizentes com a realidade. Ofereça o máximo de informações pertinentes sobre o que vende, sua marca e sobre você. Não deixe espaço para dúvidas. Se houver essa lacuna entre o cliente e seu negócio, ele provavelmente não irá desconsiderar tal brecha e procurará outro lugar para comprar!

Além dessas, existem mais algumas etapas que irão definir a qualidade da experiência de compra dentro de sua loja, como: embalagem, tempo de entrega, personalização, interatividade, formas de pagamento, entre outras. 

O segredo é estar a frente e surpreender o seu cliente, considerando ele como peça principal da marca e cuidando para que cada detalhe desse processo seja interessante, agradável e atrativo!

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