Como atrair público certo para sua loja.
- EmpreendedorismoDestacar-se da concorrência é um dos principais desafios que os lojistas enfrentam atualmente. Isto porque a competitividade dos preços, por si só, não pode garantir o envolvimento do cliente. Tem de se destacar, captar a atenção dos clientes com uma estratégia consistente e mostrar ao mundo que a sua loja é o local perfeito para fazer compras.
É também importante lembrar que o perfil do cliente mudou nos últimos anos. Os consumidores de hoje fazem as suas pesquisas antes de comprarem, compartilham as suas opiniões sobre as redes sociais e são muito exigentes quanto ao atendimento. Ter isso em mente é importante para os proprietários de lojas que querem atrair clientes de forma mais eficaz.
Para aumentar as vendas, reunimos alguns passos para atrair clientes e melhorar o fluxo na sua loja. Confira as dicas a seguir e coloque-as em prática!
Prestar um excelente serviço ao cliente
Como este blog tem demonstrado, a prestação de um serviço ao cliente de qualidade é vital para a sobrevivência de um negócio. Por mais que uma empresa tome medidas, é o apoio público que tem o maior impacto na reputação. Portanto, se o objetivo é atrair novos clientes, este deve ser o ponto de partida.
Entre os danos que o mau serviço ao cliente pode causar estão a elevada rotatividade dos clientes, a deslealdade do público e os danos à reputação. Apesar disso, muitos lojistas continuam a ignorar a importância do serviço ao cliente.
Mas não se desespere caso a sua empresa apresente algum dos sintomas que citamos no parágrafo anterior.Há ações rápidas e simples que você pode tomar agora mesmo para tornar o seu serviço ao cliente mais eficaz. Confira os três principais abaixo.
- Prestar um serviço rápido ao cliente: Esperar por uma resposta frustra a todos e aumenta a irritação do cliente.
- Seja profissional: Não seja rude em nenhuma situação e não leve as críticas para o lado pessoal.
- Compreenda o problema do cliente: Tentar compreender as reais necessidades e expectativas do cliente em vez de dar respostas prontas.
A implementação destas três recomendações internamente pode ser o primeiro passo para fazer da sua empresa uma referência no serviço ao cliente. Lembre-se de que um cliente bem atendido é um cliente satisfeito.
Promoções
Uma coisa é certa: todos os consumidores adoram promoções. Então porque não utilizá-los em benefício do seu negócio? Tais ações não só aumentam o conhecimento da marca, como também aumentam as taxas de conversão, o preço médio de compra e a fidelidade dos clientes.
A abordagem não precisa ser limitada ao modelo tradicional de desconto. Por exemplo, pode fazer promoções,montar kits de produtos, criar sistemas de pontos de fidelidade, incentivar ofertas e brindes, etc. Para tal, avaliar os custos e benefícios da ação, ser criativo e definir claramente as regras.
Estipular prazos curtos também é uma boa estratégia de convencimento do público. O senso de urgência do consumidor aumenta quando ele sabe que há uma data definida para o desconto acabar, como no caso das promoções relâmpago. Pensando nisso, invista em ações do gênero “Só hoje!” ou “Faltam X horas para acabar!” – esses são bons exemplos de como chamar clientes para o seu comércio.
Outra coisa em que se deve concentrar é a divulgação massiva das campanhas promocionais. Quanto maior for a visualização, mais clientes participam da promoção. Por isso, sinta-se à vontade para partilhar a promoção através de todos os canais de divulgação.
Utilizar datas especiais.
A promoção de campanhas temáticas é uma ótima forma de atrair clientes. Para além do apelo sentimental de certas datas como o Dia da Mães, o Dia das Crianças ou o Natal, os períodos comemorativos permitem que os lojistas adotem abordagens diferentes, que saiam da rotina.
Nesse contexto,o leque de oportunidades é amplo. As lojas podem aproveitar não só as datas tradicionais mas também outros eventos tais como Copa do Mundo, competições esportivas, lançamentos de filmes, Black Friday e marcos históricos.
Criar promoções e comercializar produtos personalizados são formas de chamar a atenção dos clientes e se diferenciar da concorrência.Outra forma de destacar a sua marca é fazer embalagem temática. Também é importante não esquecer de criar ações de marketing focadas especificamente nesses períodos.
Entretanto,é preciso ter planejamento para se antecipar às datas importantes.A recomendação é que os lojistas montem um calendário com as principais oportunidades do ano e se baseiem nele para criar ações comerciais e de marketing.
Espero que as dicas sejam úteis para o sucesso da sua empresa.
Continue seguindo nosso Blog e fique por dentro das novidades!