Como diversificar as vendas para o Dia dos Namorados

- Empreendedorismo
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O Dia dos Namorados é uma das datas que mais movimenta o comércio no país, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa NielsenIQ, a expectativa é que, após dois anos de pandemia e restrições sociais, o ticket médio do consumidor brasileiro suba 74% com relação aos anos anteriores e, um estudo realizado pelo Comitê de Economia do ISAE Escola de Negócios, estima um aumento de 25% nas vendas para o período neste ano.

Considerando que roupas, acessórios e cosméticos estão entre os principais itens procurados para presentes, é hora de diversificar suas estratégias e encontrar boas formas para abocanhar a sua parte nas vendas!

Primeiros Passos!

A primeira coisa a se considerar é que quem faz compras em datas comemorativas dificilmente é o seu cliente ideal. Nestas épocas quem procura o atendimento são pessoas que buscam presentear a pessoa que se identifica com a sua marca, logo, tudo muda.

Muito se fala a respeito da experiência do cliente e a compreensão das suas preferências para a criação de estratégias de ofertas mais certeiras, porém, agora precisamos partir da premissa que o consumidor deste período possui um comportamento diferente. Compreender as particularidades deste novo grupo é fundamental para o sucesso das vendas.

Portanto, vale a busca por novos tipos de apelo para atrair todos os públicos, de homens perdidos em um universo tipicamente feminino, a pessoas buscando se auto-presentear em valorização ao amor próprio. 

Prepare-se para receber os apaixonados!

Muitos dos seus clientes entrarão em sua loja com a certeza de que vão comprar alguma coisa, porém, sem fazer a menor ideia do que. É nessa hora que o atendimento e boas ofertas fazem toda a diferença.

Facilite a vida do consumidor, prepare uma seção temática de dicas criativas, monte kits que reúnam peças básicas, que todos conhecem, com algo que agregue valor ao presente. Pesquise o histórico e vendas nos anos anteriores, identifique o que teve mais saída e relacione com as tendências atuais.

Oferecer boas opções faz o cliente economizar tempo. Outro ponto importante para agilizar as vendas é preparar a equipe para esclarecer todos os tipos de dúvida, lembre a todos que mesmo o óbvio precisa ser explicado. 

Muito mais que descontos!

Observar toda a diversidade de públicos é importante, mas também é necessário pensar no futuro. Nesta época é comum o aumento de tráfego de pessoas em sua loja, bem como o número de acessos no e-commerce, logo, teste todos os processos em todas as frentes.

Avalie seu atendimento, o treinamento da sua equipe, o funcionamento das plataformas online e mantenha a qualidade do seu pós venda. Ter cautela para evitar problemas com o cliente é sempre imprescindível, elabore procedimentos de devoluções e trocas ágil e eficaz.  

Não só de boas ofertas e descontos se faz o sucesso, ações de retenção e fidelização do cliente são prioridades para aumentar o valor da sua marca.

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