Como e porque escolher o franchising quando abrir uma loja de roupas

- Franquias de Moda
  • Compartilhe:

O mercado de moda sempre foi destaque no mundo dos negócios, por isso, investir em uma franquia de loja de roupas é sim um bom negócio. Vestir-se é uma das necessidades básicas das pessoas, esse é o primeiro motivo que mostra que esse mercado sempre se manterá em alta. 

A autoestima e diversidade que a moda proporciona são motivos que tornam esse negócio atrativo, é possível enxergar o sucesso que esse mercado faz diariamente com a movimentação nas lojas. No Brasil, segundo dados do Ministérios do Trabalho de 2016, esse comércio representa 12,3% de participação no PIB brasileiro. Dessa porcentagem, 43% pode ser classificado como comércio varejista. 

As redes varejistas de roupas e acessórios somam mais de 1 milhão de negócios em atividades no país, segundo dados da Empresômetro, empresa especializada em inteligência de mercado. 

Por isso, é possível afirmar que uma loja de roupas pode ser uma opção lucrativa para vários empreendedores. Mas existem diversos modos de entrar nesse ramo, confira as dicas. 

Como abrir uma loja de roupas?

Antes de entrar nesse mercado, é necessário que você conheça o mercado. Também existem vários outros passos para seguir antes de abrir uma loja de roupas e ter sucesso empreendendo. Conheça 6 dias para se preparar. 

1. Conheça o mercado

Qualquer negócio precisa de um preparo, no comércio não é diferente. Conhecer números do setor e seu desempenho nos anos anteriores é fundamental. É essencial realizar uma pesquisa de mercado para preparar o seu negócio. Dentro do setor de loja de roupas existem vários segmentos, você precisa definir qual é o tipo de produto que você irá oferecer, para isso, saber o que está em alta e que mantém estabilidade é imprescindível. 

A partir dessas informações você pode realizar um estudo sobre seus concorrentes. Essa análise comercial pode te auxiliar a montar seu negócio, assim, você conhece as estratégias utilizadas por quem compete diretamente com você. 

2. Formalize seu negócio

Para abrir uma loja de roupas por meio do franchising você precisa conhecer a lei de franquias e as especificidades da Circular Oferta de Franquia (COF), documento que determina as regras de funcionamento no mercado. 

3. Quem é o seu público-alvo?

Esse é o ponto principal quando entra no mercado. Traçar os principais tipos de pessoas que você quer alcançar é imprescindível. Definir o público-alvo é estabelecer a faixa-etária, sexo, classe social, estilo, referência, etc. A partir desse público, é importante realizar uma segmentação de mercado para unificar clientes semelhantes. 

4. Estude a localização da sua loja

Um bom ponto comercial é importante para o desempenho nas vendas da loja. Analisar os concorrentes diretos e próximos de onde você quer vender é essencial. Uma estratégia é oferecer um diferencial para chamar os clientes para o seu estabelecimento ao invés do concorrente. 

Se você deseja um tráfego intenso é interessante abrir a loja dentro de um shopping. Esse local é caracterizado pela acumulação de redes de franquias, herdando alta qualidade de loja de roupas. 

5. Crie um plano de negócios

Todos os tipos de negócio precisam ter um planejamento para ter sucesso em sua atuação, mas é preciso estabelecer qual é o plano de negócio a ser seguido. Através disso, você pode traçar os gastos que terá, uma suposta margem de lucro e possíveis prejuízos. 

Assim você tem controle de tudo. Em uma rede de franquia isso já está estabelecido pela franqueadora, então é uma preocupação a menos na hora de abrir seu negócio, com essa padronização as redes oferecem uma boa estrutura e auxiliam na escolha do ponto de venda. 

6. Faça uma boa divulgação

A cada dia que passa as redes sociais estão em ascensão, por isso, ter um bom investimento em marketing digital é essencial para qualquer negócio. Em uma loja de roupas é importante definir a identidade da sua marca. 

Uma dica é utilizar várias estratégias de marketing diferentes para fortalecer sua marca. Um blog que contenha conteúdos do seu segmento pode ser uma boa ferramenta. Estar nas redes sociais é imprescindível. Se você quer atingir um grande número de pessoas, você precisa fortalecer e impulsionar o alcance da sua marca.

Mas por que ter uma loja de roupas?

O franchising é um mercado de sucesso. O setor teve aumento de 6,9% no seu faturamento em 2019, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising. Um dos principais motivos para abrir uma loja por franchising é que existe uma receita de sucesso na marca, assim, você não precisa se preocupar em fortalecer a marca, pois já possui uma estrutura e reconhecimento. 

As franquias também estabelecem suporte nas atividades, incluindo treinamento de funcionários e franqueados. O suporte também pode estar presente nas vendas, marketing, processos operacionais, homologação de fornecedores e etc. 

A Clube Morena Rosa garante assistência da franqueadora, com disponibilização de plano de negócio, treinamentos e suporte para tirar todas as dúvidas. Vem pra Clube Morena Rosa e descubra como fazer parte da rede de franquias de moda que mais cresce no Brasil! 

Quer saber mais sobre a Franquia Clube Morena Rosa? Acesse o site e conheça nossa proposta de negócio!

  • Compartilhe: