Como saber qual o modelo de franquia ideal para mim?

- Franquias de Moda
  • Compartilhe:

Você quer empreender, mas não sabe por onde começar? Uma boa sugestão é apostar em franquias, que já são modelos de negócios consolidados no mercado e podem trazer um resultado mais assertivo. Então, prepare-se para receber dicas valiosas de como encontrar um modelo para caber direitinho no seu dia a dia e nos seus sonhos.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado brasileiro terminou 2018 com 153.704 unidades de empreendimentos ligados a algum tipo de franquia. E como saber qual se encaixa melhor em sua vida?

Primeiro, faça uma pergunta a você: “O que me dá energia, mesmo quando estou cansado?” Esteja disposto a olhar para diferentes facetas de si mesmo (personalidade, estilo, hábitos sociais) e ouça sua intuição. É muito fácil ignorar a intuição, embora se tenha plena noção do que traz a felicidade. Existem três passos para responder a estas perguntas:

1-    Faça o que você sabe – Analise o trabalho que você fez no passado e pense em como adaptar essas habilidades. Escolha uma franquia com um objetivo similar aos seus gostos pessoais. Por exemplo: Você gosta de gastronomia? Um dos principais segmentos de franchising é o de alimentos. Se não for o caso, existem os setores de moda, animais, cinema, beleza… O mundo está repleto de franquias para todos os gostos!

2- Faça o que os outros já fizeram (e deram certo) Colete informações, aprenda sobre outras empresas que lhe interessam e depois de ter identificado um negócio que goste, tente fazer melhor.3-Resolva um problema comum na sociedade – Existe uma lacuna em algum serviço ou produto que você gostaria de oferecer ao mercado? Ou uma demanda específica de sua cidade, que seria resolvida com a abertura de uma franquia? Se você optar por esse caminho, adquira conhecimento, crie um plano para o seu investimento, para ajudar a ter clareza, foco e confiança. Conforme você anota seus objetivos, estratégias e etapas de ação, seu negócio vai se materializando.

Além disso, há muitas coisas a se considerar, desde os custos de franquia até o suporte oferecido pela matriz corporativa. Certifique-se de avaliar e reavaliar todos os aspectos que circundam o investimento. Tenha em mente que você está apostando em seu futuro e assumindo um compromisso de longo prazo – geralmente com retorno em meses ou anos. Portanto, é essencial estar confortável com sua decisão, pois o sonho pode se tornar caro ou até mesmo um pesadelo.

Um exemplo é a franquia de alimentos. O investimento é muito maior do que uma business-to-business, devido à quantidade de equipamentos específicos necessários para iniciar o negócio. Cabe ao futuro franqueado decidir quanto gostaria de investir e o que o ajudará a atingir as metas a curto e a longo prazo.

Outro fator a ser verificado é o suporte e compreensão quanto às estratégias de marketing, branding e vendas personalizadas propiciadas pelas franquias. Perceber que essa é uma preocupação da rede pode demonstrar empenho, foco e compromisso com um trabalho consolidado e resultado em aprendizado pessoal. Mas para isso é preciso estudar e estar disposto a saber quem é o seu consumidor.

Outra forma de buscar conhecimento é participar de um grupo de apoio, com pessoas que já passam por estes processos ou com profissionais experientes. E leve em consideração o seu perfil profissional, busque áreas que sejam do seu interesse, pois facilitará seu aprofundamento com o negócio, que necessita de dedicação e empenho.

Franquias do segmento Moda e Vestuário

Para quem tem familiaridade com moda, esse segmento é que mais cresceu nos últimos anos. Em 2018, de acordo com a ABF, esse setor fechou o faturamento com 7% a mais em relação a 2017.

Pessoas “antenadas”, organizadas e detalhistas podem conquistar o sucesso nessa área, pois é necessário uma atenção muito especial para com seu consumidor e para o contexto em que está inserido.

Clube Morena Rosa

Através das grifes Morena Rosa, Maria Valentina, Zinco e Lebôh, a Clube Morena Rosa tem a mais diversificada e exclusiva moda feminina, sendo uma das franquias de mais sucesso desse segmento.

Com a proposta de representar mulheres fortes e independentes, a Clube Morena Rosa está há mais de 25 anos no mercado, oferecendo produtos de qualidade e conceito, com identidade própria.

Construa um sistema de apoio

Assim que você investiu e já está comprometido com o seu negócio, é importante se atentar a outra questão que pode te ajudar. É interessante cultivar uma rede de apoiadores, consultores, parceiros, aliados e fornecedores. Se você acredita no seu negócio e transmite essa confiança, os outros também vão acreditar. Crie essa rede de forma local ou nacional e em redes sociais. Compareça a eventos de networking, procure cases de sucesso na sua área e contate estes perfis de sucesso.

Por fim, tenha certeza de que você está entrando em um negócio que é bom para as duas partes. É fácil assinar um contrato e ser assistido neste processo, mas o que acontece depois é o que realmente importa. Faça desta uma parceria de longo prazo e o relacionamento será positivo tanto para o franqueado quanto para a rede de franquias!

Gostou de nossas dicas? Nosso conteúdo informativo é voltado para quem quer modelos de negócios consolidados e que expandem consistentemente, com grandes chances de sucesso!

Para mais dicas de negócios, fique de olho nos nossos materiais informativos!Site: https://clubemorenarosa.com.br/#seja-um-franqueado


  • Compartilhe: