Como treinar uma equipe de vendas de sucesso

- Sem categoria
  • Compartilhe:

O sucesso de uma rede de franquias depende do bom desempenho das suas unidades e, por isso, é fundamental que a equipe de funcionários saiba vender os seus produtos e serviços da melhor forma possível.

O gosto pessoal do consumidor é um fator que influencia diretamente nas vendas, mas em um mercado que, cada vez mais, oferece uma variedade maior de serviços,  saber proporcionar uma experiência de compra que agregue valor ao produto, apenas as empresas mais preparadas fazem. 

A empresa americana Salesforce, fez uma pesquisa em mais de 15 países e revelou que 89% dos consumidores brasileiros, considera que a experiência proporcionada pela marca durante a compra, é tão importante quanto a qualidade do produto oferecido. Por isso, é fundamental que as franqueadas sejam capacitadas por uma equipe de vendas a fim de padronizar o atendimento em todas as unidades.

Durante o treinamento, a equipe será responsável por ensinar as abordagens de vendas da rede aos operadores das lojas e estes, deverão repassar aos funcionários da unidade todas as técnicas aprendidas. 

Mas qual a melhor forma de usufruir do trabalho da Equipe para alavancar as vendas das franqueadas? Confira algumas dicas essenciais para alcançar o sucesso de cada uma das unidades da sua empresa!

1. Invista em treinamentos práticos

Treinamentos via EAD são formatos simples e acessíveis para oferecer em programas de capacitação, mas é importante lembrar que ninguém aprende a vender na teoria! Apostar em treinamentos que simulem situações do cotidiano pode ser um diferencial para o funcionário das franqueadas. Além disso, é fundamental que os colaboradores conheçam todos os produtos oferecidos pela empresa, assim como a palma da mão.

2. Focar na qualidade das vendas e não na quantidade

É um equívoco pensar que a melhor forma de atrair mais clientes é aquela que “atira para todos os lados” em busca do aumento números, somente. A Equipe de Vendas da franquia deve considerar as melhores estratégias para abordar os clientes “certos”, que possuem maior potencial de fidelizarem=se à loja. Para encontrar esses clientes, você pode utilizar as redes sociais para buscar o perfil dos consumidores e traçar as estratégias que melhor se encaixam às suas necessidades. 

3. Incentivar vendedores através de recompensa

Investir na qualidade de vida dos funcionários da empresa, faz a diferença em qualquer negócio. Trabalhadores motivados tendem a ter melhor desempenho e assim, podem colaborar ainda mais para o crescimento da franquia. 

Comissões, licenças estendidas ou prêmios pré estabelecidos são formas de incentivar o engajamento dos funcionários da equipe e assim estimular o constante aprimoramento do trabalho. Todos trabalham mais motivados quando se tem um objetivo claro dentro da empresa! 

É importante lembrar que antes de elaborar um plano de capacitação de vendas é necessário definir quais os objetivos e resultados que a empresa almeja, para então definir as estratégias que a empresa seguirá. 

Além disso, você não pode deixar de ouvir seus clientes, afinal, eles estão recebendo os serviços e poderão dar um feedback real do trabalho da empresa. Uma boa dica é utilizar as pesquisas de satisfação entre seus clientes, para coletar dados importantes sobre quais as suas necessidades e desejos. 


A franquia CMR investe em treinamento de vendas, possui plataforma EAD e a cada mês desenvolve campanhas motivacionais premiadas para gerentes e vendedores.

  • Compartilhe: