Como vender bem no início do ano?

- Empreendedorismo
  • Compartilhe:

O começo de um novo ano sempre é um momento em que as vendas desaceleraram no varejo brasileiro. Durante esse período costuma-se vender menos já que a maior parte das vendas aconteceram no mês anterior, em razão da grande procura pelos presentes de Natal, férias e carnaval.

Apesar desse cenário, é possível obter resultados positivos nesse período, com a aplicação de mudanças à rotina dos negócios e mostrando empenho nessas alternativas. Para te auxiliar neste início de ano, listamos algumas dicas simples que se forem seguidas trarão sucesso em suas vendas, além de fidelizar clientes. 

Incentivar a equipe

Ter uma equipe engajada é essencial em todo o ano, essa é uma ótima estratégia para que os clientes se sintam à vontade e consumam mais em sua loja. Com planejamento, aplicando a gamificação e reuniões, os funcionários se sentem estimulados e se empenham em vender mais. 

Incentivar a equipe com bonificações também é uma estratégia interessante e que tem um potencial retorno. Quando você demonstra que se preocupa com os funcionários, oferecendo recompensas à medida que eles atingem metas, participam de treinamentos, se mostram interessados, eles se sentem motivados e continuam dando o seu melhor. 

Com a equipe motivada, confiante e com vontade de vender, seus clientes se sentirão mais confortáveis e sempre voltarão ao seu estabelecimento. 

Realizar promoções

Ofertas sempre chamam a atenção, afinal, quem não gosta de uma promoção? Mas é preciso ficar atento e cumprir com as ofertas prometidas, pois é de suma importância para os clientes se fidelizarem à loja. 

Atualmente, algumas lojas aumentam os preços para depois realizarem promoções, voltando para o preço anterior. Apesar de que nem todos os clientes percebem essa propaganda enganosa, os que se atentam, não gostam e acabam não voltando ao estabelecimento. Por isso, é essencial manter a sinceridade nas ações, assim, é possível atrair clientes em todos os períodos do ano, ainda mais no começo, quando os produtos ainda estão com o valor do fim de ano. 

Com promoções, os produtos da loja são vendidos rapidamente, o que dá espaço para novos itens, que são capazes de atrair ainda mais a clientela, fazendo com que as vendas não durem apenas por um determinado tempo, mas se estenda por mais alguns meses. 

Crie canais de comunicação

Cada dia mais as pessoas estão conectadas, por isso, criar canais de comunicação na internet é uma boa estratégia para comunicar os clientes sobre novos produtos, promoções e outros recursos que chamem atenção. 

Envio de emails e presença nas redes sociais são práticas eficientes para interagir com os clientes, assim, há uma maior facilidade em responder mensagens rapidamente e manter uma conversa entre a loja e a clientela. 

A internet facilita o atendimento ao cliente, já que há a disponibilidade de chats nas redes sociais, que permite esclarecer possíveis dúvidas, o que melhora o relacionamento com os clientes e aumenta as vendas. 

Se promover online e offline

Além de banners e cartazes na loja física, estar no meio digital, como já citamos, é bastante eficaz. Mas ainda não é possível deixar o modo offline de lado, nessa modalidade, as pessoas podem passar pela sua loja e se deparar com um aviso de promoção, ter interesse, entrar para saber mais e, consequentemente, consumir. 

Já no online as pessoas navegam por site e redes sociais em vários horários do dia, se deparando com anúncios que interessam a elas, além disso, essa é uma forma fácil de se tornar uma indicação e referência para as pessoas. 

Essas dicas podem ajudar a alavancar suas vendas neste início de ano, por isso, não espere mais e pense quais são as melhores estratégias para o seu negócio. 

  • Compartilhe: