Crescimento do varejo
- Empreendedorismo2022 será um ano atípico e desafiador para o varejo. Na mesma medida que há fatores que irão contribuir para o crescimento do setor, há também questões que preocupam e podem atrapalhar o mundo dos negócios este ano.
Como fatores positivos, podemos citar o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, que já atinge 67,7% da população com a imunização completa, o que incentiva os brasileiros a saírem de casa e consumirem produtos e serviços numa proporção muito maior, se compararmos com 2020 e 2021. O isolamento também promoveu o crescimento cibernético de muitos negócios, que se adequaram ao novo normal e agora tem mais uma fonte de venda. Esse ‘novo’ canal de vendas é responsável por um aumento de 21,2% do faturamento total do varejo em 2021, enquanto que no período pré-pandemia esse valor era de somente 9,2%. Já como fatores negativos podemos citar: a instabilidade da economia e as eleições presidenciais em outubro deste ano.
Apesar de alguns temores, a previsão é otimista. 63% dos executivos preveem um crescimento considerável, apesar das instabilidades em várias esferas. Já 11% do grupo acredita que o ano será de estabilidade e 26% estão pessimistas e esperam um declínio no crescimento.
“As empresas, vendo que o crescimento econômico em 2021 foi muito abaixo do esperado, estão agora preparadas para correr atrás do prejuízo e enfrentar a crise”, diz Carlos Coutinho, sócio do PwC.
Para que o seu negócio tenha chances de um crescimento positivo, é necessário que ele se adeque a algumas tendências pós-pandemia, que vêm mudando a maneira das pessoas consumirem e também a forma como os empreendimentos se posicionam no mercado. Confira algumas delas:
- Omnichannel: integração entre lojas físicas e online. 70% dos brasileiros já compram pela internet para receber em casa. O possível investimento no e-commerce, ou na melhoria dele caso já exista em sua empresa, deve ser considerado.
Metaverso: o surgimento de tais tecnologias inovadoras com certeza impactará os negócios Um estudo da Bloomberg Intelligence indica que as possibilidades de negócio geradas com a utilização da tecnologia do metaverso poderá atingir a cifra de de R$4,5 trilhões em 2024. Experiências como realidade virtual e realidade aumentada poderão oferecer um novo tipo de provador aos consumidores, sem precisarem sair de casa.
- Logística: Com o crescimento das compras online, é essencial investir em um processo de entrega rápido e eficiente. O consumidor não quer mais esperar meses para receber sua compra. Quanto antes, melhor. Diminuir os prazos de entrega pode te colocar à frente da concorrência e favorecer o seu crescimento.
Personalização: através da coleta de dados sobre o que seu cliente tem comprado, é possível traçar um perfil de consumidor, para oferecer uma personalização de produtos, ofertas e preços. Entender a preferência do cliente é crucial para se manter dentro das suas expectativas e proporcionar uma experiência de compra irresistível.
Se você quer que o seu negócio cresça em 2022, é importante considerar os fatores acima. Além de qualquer previsão ou estimativa, se mantenha fiel aos princípios da sua marca e ao seu cliente. Adapte da melhor maneira o que for pertinente. Mantenha a originalidade e o relacionamento com o seu cliente. Combinando todos esses fatores, você provavelmente vivenciará o crescimento econômico em seu negócio este ano.
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