Descubra 7 gatilhos mentais poderosos para aumentar as conversões da sua franquia

Descubra 7 gatilhos mentais poderosos para aumentar as conversões da sua franquia

Gatilhos mentais são itens, ações e palavras que ajudam a despertar sentimentos ou emoções nas pessoas. Com eles é possível fazer com que alguém lembre de memórias, resgate sentimentos e até tome uma decisão ou realize alguma ação mais simples. 

Os gatilhos geram estímulos em nossos cérebros, resultando em uma tomada de decisão mais rápida, isso acontece porque poupamos o esforço cerebral com coisas pequenas, deixando o esforço disponível para ser utilizado em situações necessárias.

Por esse motivo, os gatilhos mentais não influenciam sobre decisões de grande escala, como comprar um imóvel, por exemplo, mas ele está presente em momentos com maior simplicidade, como a simples escolha sobre a compra de um alimento. 

Tomar decisões com mais facilidade, utilizando de gatilhos mentais é muito utilizado em estratégias de marketing e podem ser usados também para aumentar as conversões de seu negócio. 

Separamos alguns gatilhos mentais que podem ser utilizados sua empresa:

1. Urgência

Se algo pode influenciar na decisão de alguém, é a urgência. Esse gatinho deixa claro a necessidade de algo imediato. É o famoso pensamento “é agora ou nunca!”

2. Escassez

Esse é utilizado para demonstrar pouca disponibilidade de um serviço ou produto. Um dos gatilhos mais utilizado para vendas, é geralmente aplicado juntamente com o de urgência. Para aplicá-lo é simples, basta disponibilizar algo para o seu público deixando explícito que restam poucas unidades. 

3. Autoridade

Um ótimo gatilho é utilizar a imagem de alguém que tenha grande relevância para o público, principalmente celebridades ou pessoas influentes. Essa é uma boa aposta, primeiro porque as pessoas admiram esses indivíduos e segundo porque eles são vistos como superiores, então passam credibilidade ao falar ou ter sua imagem relacionada a algum produto. 

Outra forma de usar esse gatilho é através de propagandas com especialistas ou tornando sua empresa referência no seu ramo. 

4. Reciprocidade

Basicamente esse gatilho consiste em disponibilizar algo gratuitamente. Pode ser conteúdo, produto ou até amostras ou material didático. Assim, as pessoas se sentiram em dívida com seu negócio e tentaram lhe ajudar, se tornando cliente ou comprando algo. 

5. Novidade

Um ótimo gatilho é a novidade, isso atrai a atenção do público. As pessoas são curiosas e capazes de fazer várias coisas apenas por algum motivo. Por isso, novidades é um gatilho com grande poder para ser aplicado nas vendas em seu negócio. 

6. Segurança 

Um ponto importante para vender um produto é transmitir segurança por parte da empresa para seu cliente. Por isso esse gatilho é interessante, é preciso aplicar ele para garantir a confiança de seu cliente. Para isso, basta ter uma boa comunicação com os clientes e apresentar informações de qualidade para ele. 

7. Prova social

Deixar a vista que seu produto já foi testado e aceito pelas pessoas é um gatilho importantíssimo para gerar interesse sobre o produto. As pessoas sentem necessidade de pertencer a grupos, ao ver o seu produto aprovado, irão querer fazer parte do grupo que já adquiriu o produto. Mas fique atento, porque é preciso apresentar apenas dados reais. 

Como utilizar os gatilhos mentais em sua franquia

Os gatilhos podem ser uma boa alternativa para influenciar os seus consumidores. Quando aplicados, o objetivo não é enganar, mas sim auxiliar as pessoas a consumirem seu produto, por isso, é importante entender como e quando utilizá-los. 

Em uma franquia existem vários lugares em que você pode inserir gatilhos mentais, pode ser em catálogos, sites, marketing digital, publicidade. Uma boa opção é incluir em seu site, nele é possível oferecer conteúdo gratuito sobre a sua instituição, mostrar a aprovação e a credibilidade de sua empresa. 

Criar promoções, aplicar a urgência e escassez, apresentar autoridade, oferecer produtos grátis e novidades, são gatilhos que podem ser incorporados em seu site. Outra dica é dividi-los nas etapas do funil de vendas. Mais uma opção é inserir gatilhos nas redes sociais da sua empresa, criando marketing de conteúdo e chamadas com gatilhos. 

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