
Um plano de vendas é a ferramenta que auxilia o empresário a definir estratégias, planejar e gerir as vendas do seu negócio. Com ele você terá clareza dos esforços de vendas, permitindo que seu time tenha um foco específico, pois ele fornece informações essenciais para uma melhora efetiva.
Possuir um planejamento ajuda a colocar as ideias no papel, traçar objetivos e metas, analisar as melhores estratégias e transformar em ações efetivas. Nele devem estar presentes técnicas para realizar um bom atendimento e alcançar as metas estabelecidas pelo seu plano de marketing. Podemos dividir o plano de vendas em quatro etapas.
A primeira etapa constitui o planejamento da equipe de vendas, com a definição de objetivos, estratégia e estrutura. Já a segunda é definida pelo gerenciamento da equipe, estabelecendo funções e cotas para cada participante.
Logo após, é necessário harmonizar os processos de venda: atendimento, pré-venda, abordagem, sondagem, demonstração do produto, venda adicional e fechamento da venda. Enfim, é importante acompanhar de perto como sua equipe se desempenha. O plano de vendas pode ser utilizado para realizar previsões e comparar os resultados com o mercado.
Para elaborar o plano de vendas, você precisa ter em mente os seguintes objetivos:
Como elaborar um plano de vendas eficiente
Essa tarefa não é tão simples quanto parece, mas elaboramos um roteiro para te ajudar a alcançar os melhores resultados.
Se você pensa que deve esperar o ano virar para planejar as suas vendas, você está equivocado. Se ainda não fechou nada este mês, terá que vender o dobro no próximo, apenas para igualar a sua meta de vendas e mantê-las em dia.
Para iniciar a definição do seu plano, é preciso analisar alguns pontos essenciais:
Analisando sua base de clientes, prospects e requisitos de receita, é necessário estabelecer metas para o que precisa realizar. Você deve considerar:
O que você fará para atingir esses objetivos? Além da sua força de vontade para gerar leads e as respostas às perguntas de seus potenciais clientes, você possui uma estratégia?
Para realizar o plano de ação você precisa:
Seu planejamento de vendas precisa ser claro e objetivo, assim, todos podem compreendê-lo e colocá-lo em prática, evitando que erros aconteçam.
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