Dicas para aumentar as vendas do seu negócio em 2022!

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As empresas estão frequentemente em busca de aumentar as vendas. Não importa se as vendas andam bem, se há crise no mercado, se a empresa tem um mês ou duas décadas, se o negócio é online ou físico ou se estamos falando de grandes ou pequenas empresas.

Desde que a internet se popularizou as ações de vendas se transformaram, buscando atender ao novo comportamento dos consumidores.

Hoje em dia cerca de 97% dos consumidores pesquisam antes de fazer uma compra, mesmo que ela seja concretizada na loja física.

Com a  transformação digital, as pequenas empresas passaram a ter mais oportunidades nas ações de Marketing que permitem apresentar a sua oferta para novos potenciais clientes.

Antigamente o horário nobre de televisão era caro demais, atualmente as redes sociais são gratuitas e permitem o estreitamento da relação entre clientes e empresas.


Entretanto, não diminui o desafio que é criar ações de vendas e Marketing que tragam retorno efetivo no caixa da empresa.

Sendo assim, reunimos algumas dicas práticas de como aumentar as vendas do seu negócio. Confira as dicas:

01- Conheça seu público
Antes de iniciar uma campanha para melhorar as vendas da sua empresa, é importante conhecer quem é o seu público e quais são as demandas que ele tem é fundamental para saber como construir um discurso de venda (Marketing) que cause o impacto necessário, estimulando a compra.

Entender o perfil de público ideal contribui para a construção de materiais que vão atrair as pessoas certas para os canais da sua empresa.

Compreender os comportamentos e interesses dessas pessoas é mais importante do que gênero, idade e classe social para criar campanhas que atraiam os usuários certos seja, para seu site, sua loja ou sua empresa.

Por exemplo, uma campanha de anúncio  muito ampla sem segmentação de público pode causar muitos danos à sua empresa. Afinal, os usuários que clicarem no seu anúncio sairão rapidamente da sua página porque não estão interessados ​​no seu serviço ou produto.

Isso significa que você está perdendo dinheiro criando anúncios para pessoas que nunca comprarão seu serviço ou produto.

02- Crie ações considerando o funil de vendas

Uma das formas mais eficazes de criar um plano de ação de vendas é a utilização do modelo de funil de vendas.Identificar que precisa ser feito em cada fase, pode estruturar as suas táticas.

Os funis de venda são utilizados por empresas em todo o mundo para organizar as suas táticas. Tem em conta a jornada do cliente e ajuda a construir relações que são importantes para a conversão.

A ideia geral do funil de venda é que, para conseguir que os clientes comprem,é preciso empatizar com eles e mostrar-lhes qual é a sua oferta e porque é a melhor, respeitando ao mesmo tempo o seu momento de compra.

Tomemos o exemplo de uma loja de comércio eletrônico: cerca de 92% dos visitantes do site de comércio eletrônico não fazem a compra de sua primeira visita.

Isso é ruim por um lado, mas pode ser melhor se você usar esse acesso ao seu site como um indicativo de que aquele usuário tem algum interesse nos seus produtos, uma vez que ele clicou em um anúncio ou em um link compartilhado nas redes sociais e acessou sua loja. 

Mas como  manter uma relação com este cliente que acessou o seu site mas não fez uma compra?

Contar apenas com campanhas de remarketing pode sair muito caro, mas você tem uma alternativa: converter o usuário em um lead e iniciar um processo de nutrição desse lead por meio de e-mail marketing ou SMS, por exemplo. 

Em geral, o funil de venda funciona desta forma. Atrai clientes que pouco ou nada sabem sobre a sua empresa, converte-os em leads,comunica diretamente com eles (através de canais mais baratos) e alimenta-os até que se convertam.

Parece complicado, mas confie em mim, não é.Este passo a passo ajuda-o a definir uma estratégia para todos os seus planos sobre como aumentar as vendas para a sua empresa.

Lembre-se que o funil de vendas pode(e deve)ser aplicado a todos os tipos de empresas,e não apenas ao comércio eletrônico!

03- Personalize e humanize a sua comunicação

Uma comunicação mais personalizada e humanizada faz com que os clientes e potenciais clientes se sintam mais importantes para a sua empresa, fortalece as relações, melhora o compromisso de comunicação e gera melhores taxas de conversão e lealdade.

A venda humanizada consiste em colocar o cliente no centro do processo e em dar prioridade às suas necessidades. Tudo isto melhora a experiência do lead com a empresa, pesquisas apontam que as empresas que se destacam na experiência do cliente aumentam as receitas 4-8% acima do mercado.

Por outras palavras,a comunicação personalizada com os clientes do centro proporciona resultados.

– estreitamento do relacionamento entre prospect e empresa, 

– maior confiança, 

– maiores taxas de conversão. 

Isso sem contar que uma boa experiência é fundamental para boas taxas de retenção de clientes que, por sua vez, também impactam o fluxo de caixa da organização, afinal, é de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual.

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