Erros de gestão que mais acontecem em uma franquia

- Sem categoria

Franqueados de primeira viagem podem ter muitas dúvidas com relação à gestão do novo negócio. Em meio à tantas decisões que precisam ser tomadas, alguns erros são bem comuns de acontecer.

Para que você não erre mais, separamos 5 erros de gestão que mais acontecem em uma franquia. Confira:

1. Não estar presente ativamente

Você já ouviu falar daquele ditado: “O olho do dono engorda o gado”?

O franqueado que não participa ativamente do operacional do dia-a-dia da empresa, não consegue ter um controle efetivo do negócio. É de extrema importância que você tenha o monitoramento do cadastro de clientes no sistema, além de cultivar bons relacionamentos.

2. Não zelar pelo negócio

Diferente de outros tipos de empreendimento, o franchising é um modelo que requer uma demanda especial de trabalho.

O franqueado precisa dominar sobre tudo a respeito da sua empresa. Isso inclui: domínio do ponto de venda, preocupar-se com a gestão da sua equipe, oferecer plano de carreira e condições justas de trabalho.

Além disso, é fundamental que você entenda as necessidades dos seus colaboradores e promover competições internas, de forma saudável, a fim de aumentar a produtividade coletiva.

E, por último, mas não menos importante: você deve estar atento ao consumidor. É primordial investir em um atendimento marcante, que gere uma boa experiência para o cliente.

3. Não dar atenção para as finanças

Se você começou agora no mundo do Franchising e não tem conhecimento sobre finanças e contabilidade, é fundamental que você busque uma capacitação sobre o assunto.

Hoje em dia existem muitos cursos online, onde é possível aprofundar-se em determinados assuntos sem precisar sair de casa. Por isso, use a tecnologia a seu favor!

Entender sobre a linguagem do mercado, por exemplo, é essencial para estabelecer uma boa comunicação com a franqueadora e garantir o bom desempenho das funções administrativas.

4. Não oferecer capacitação

Outro erro que prejudica o bom desempenho das franquias é a falta de capacitação e treinamentos frequentes. A equipe de colaboradores da sua loja precisa oferecer o melhor atendimento aos clientes, mas para isso, é necessário investir em cursos de aprimoramento.

Além disso, é importante cercar-se de bons profissionais e realmente investir neles! Assim, toda a equipe estará em sintonia e atualizada com as melhores técnicas de venda.

5. Divergir da comunicação aplicada pela franqueadora

Quando você assina o contrato de uma franquia, você assume um compromisso e precisa estar disposto a se relacionar com a franqueadora.

Por isso, é fundamental que o franqueado siga os protocolos repassados pela matriz, para assim, melhorar o processo de produtividade e sucesso da franquia.

Agora que você já conhece os 5 principais erros que acontecem em uma franquia, está preparado para realizar seu trabalho com excelência, evitando determinados erros que possam comprometer o negócio.

Além disso, você precisa estar atento para seguir todos os passos e cuidados necessários antes de abrir uma franquia. Clique aqui e confira.

E para você, que é um empreendedor engajado, com personalidade comunicativa e capacidade de liderança, a Clube Morena Rosa é o modelo de franquia ideal!

Com um mix de moda especial, a Clube Morena Rosa se destaca no mercado e é a marca queridinha de mulheres autênticas e independentes!  Quer saber mais sobre nosso modelo de franquia? Acesse o site: https://clubemorenarosa.com.br/