Estratégias para alavancar as vendas no início do ano

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O início do ano é uma época interessante para quem quer se destacar nas vendas! Apesar dos gastos com o Natal, as viagens de férias, muitos consumidores deixam para aproveitar as promoções ocasionais pós correria de fim de ano.

Muitos consideram este período ruim para o comércio, mas, há sim formas de provar que o início do ano pode ser favorável sim. Preparamos alguns passos para ajudar a começar um ano próspero com o pé direito.

Para isso, o primeiro passo é conhecer bem sua loja, seu nicho e seu público. Conhecer como mercado e consumidor do seu ramo de atuação se comporta neste período e tirar proveito disto.

  •  CONHECENDO SEU NEGÓCIO:

Um sistema de gestão que registra seu desempenho mês a mês é de extrema importância para sua loja, principalmente para o planejamento anual. Analisar o mesmo período em anos anteriores te permite conhecer e compreender os padrões de consumo, você passa a ter noção de qual tipo de peça vende melhor neste período, você entende o estilo de consumidor que precisa buscar e direcionar suas vendas.

É normal que o mercado sofra mudanças de um ano para outro, mas, ter uma ideia das tendências da temporada e uma estimativa da quantidade de pessoas que passarão pela sua loja, te ajuda a preparar seu estoque e o layout da sua loja. Com esta etapa definida, você já pode começar a elaborar estratégias para suas vendas.

  • FACILITE SUAS VENDAS:

Depois das compras pesadas de Natal e as despesas de fim de ano, as pessoas não estão interessadas em gastar mais, por isso é fundamental que sua loja seja atrativa para elas. Esta é a hora da famosa “queima de estoque”!

Chegou a hora de vender peças de coleções antigas e o estoque remanescente do fim de ano por preços especiais. Atraia o público com boas promoções e descontos progressivos e, principalmente, destaque os produtos de maior procura nesta época.

Nestes primeiros meses é muito comum que as pessoas procurem sua loja para realizar trocas, aproveite este momento para oferecer suas promoções e vender mais. Crie kits com preços vantajosos e ofereça mimos para seus consumidores. Este tipo de ação não só ajuda nas vendas de início de ano, como fideliza o cliente.

  • PREPARE SUA EQUIPE:

Uma equipe bem treinada é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio. É importante que seus funcionários saibam trabalhar com as situações de cada época. Se no fim do ano o atendimento precisa ser rápido para atender uma demanda alta de clientes, no início do ano a figura muda. Aqui o movimento tende a cair, então, um atendimento individual com maior atenção pode ser fator determinante para a venda.

Outro ponto que vale ressaltar é a motivação da sua equipe. Pessoas que tem seu valor reconhecido tendem a trabalhar melhor, estabeleça metas e bonificações para incentivar seus vendedores a darem o seu melhor.

  • INVISTA NA DIVULGAÇÃO ON E OFFLINE:

Investir no marketing do seu negócio é fundamental para o sucesso, não importa o período do ano. Nenhuma ação que você promover fará sentido se não tiver uma divulgação adequada! Invista na publicidade da sua loja, contrate serviços especializados para te ajudar nas vendas e aproveite o apelo das redes sociais para se conectar com seu público. Permita que sua loja tenha uma boa presença online e seja notada. Estar nas mídias sociais abre muitas portas, apostar em vendas online, seja por Marketplaces ou plataforma própria, é sempre uma boa ideia.

Não se esqueça da divulgação off-line. Atraia seus clientes com banners e cartazes e prepare sua vitrine com ênfase nas suas ofertas e principais peças.

Como foi dito, não existe uma fórmula mágica para transformar suas vendas nos meses mais fracos do comércio, mas, aplicando estas dicas suas chances de sucesso são muito maiores!

Organize seu estoque, prepare sua loja e BOAS VENDAS!

Quer mais dicas para alavancar a sua loja? Acesse nosso blog!

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