
O período de festas de final de ano é um momento importantíssimo para alavancar as vendas no comércio. Com as datas comemorativas todos os empreendedores esperam que as vendas aumentem.
Para as vendas serem um sucesso você precisa conhecer o mercado e entender as oportunidades. Um empreendedor que sabe sobre tendências e armadilhas, consegue levar a sua empresa para o melhor caminho, aumentar as vendas e ter sucesso.
Monitorar fluxos e atividades do mercado é essencial para buscar o crescimento das vendas. Por isso, é preciso se basear em dois pilares: a participação da empresa no mercado e a realidade dos produtos e serviços que a marca oferece.
Entenda a participação da rede no mercado
Compare a sua rede de franquia com o mercado, o quanto ele cresceu no último ano? Se o crescimento da sua empresa for menor, as notícias não são muito boas. Mesmo que você tenha vendido mais que no ano anterior, você perdeu espaço e a concorrência passou na sua frente. Mas antes mesmo de tomar qualquer atitude, você precisa entender o que está funcionando corretamente.
Você precisa entender sua concorrência e encontrar brechas, compreender o que o público precisa e seus gostos, pesquisar sobre tendências, assim, você estabelece metas de taxa de crescimento realistas.
Para descobrir a origem dos resultados ruins, é necessário correr atrás da informação. Conhecer a concorrência e conversar, partilhar experiências, serve para criar comparações e refletir como está a sua empresa.
Conheça a realidade da sua marca
Ter um diferencial e algo a mais para entregar ao seu público-alvo é a chave do sucesso do seu negócio, mas toda empresa tem seu limite, sejam financeiros ou operacionais, todos devem ser levados em consideração. Por isso, a análise é essencial.
Você precisa monitorar o desempenho das suas vendas, utilizando indicadores de faturamento, volume de vendas, desempenho do vendedor e formato de venda. Essas informações serão importantes para retratar a situação atual, mas também para planejar novos períodos de vendas e ter crescimento contínuo.
Você possui um diferencial, é só aproveitar dele e saber explorá-lo. Aprenda o que pode agregar na rotina e afetar o emocional do consumidor, ele não busca somente pelo produtos, mas sim pela experiência.
Capacite sua equipe de vendas
Para ter sucesso nas vendas em qualquer época do ano é essencial que você tenha profissionais capacitados e motivados. Treinamentos e cursos para manter seus vendedores atualizados no mercado é essencial para que a rede consiga aumentar as vendas.
É preciso que a equipe esteja alinhada e próxima entre si. Cada profissional possui habilidades em destaque para cada área, assim como dificuldades. A aproximação da equipe ajuda na troca de experiências para que os profissionais possam fortalecer os pontos fracos de cada um. Isso auxilia no aumento do engajamento da equipe de vendas e ainda é capaz de gerar um bom ambiente para alavancar suas vendas.
Crie campanhas direcionadas para aumentar as vendas
O marketing é a principal ferramenta utilizada hoje em dia. Muitas estratégias desse setor influenciam no processo de compra, é através do marketing que as marcas promovem produtos e alcançam o público-alvo. Então, se você procura aumentar suas vendas, precisa criar boas campanhas de marketing.
Existem vários meios para desenvolver uma campanha, mas para que ela seja efetiva, toda comunicação deve estar alinhada com o objetivo da campanha. Elas também podem anunciar ofertas e descontos na sua rede, ótimo para atrair os consumidores no fim de ano.
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