Estratégias para aumentar as vendas da sua franquia no final de ano

- Empreendedorismo
  • Compartilhe:

O  período de festas de final de ano é um momento importantíssimo para alavancar as vendas no comércio. Com as datas comemorativas todos os empreendedores esperam que as vendas aumentem. 

Para as vendas serem um sucesso você precisa conhecer o mercado e entender as oportunidades. Um empreendedor que sabe sobre tendências e armadilhas, consegue levar a sua empresa para o melhor caminho, aumentar as vendas e ter sucesso. 

Monitorar fluxos e atividades do mercado é essencial para buscar o crescimento das vendas. Por isso, é preciso se basear em dois pilares: a participação da empresa no mercado e a realidade dos produtos e serviços que a marca oferece. 

Entenda a participação da rede no mercado

Compare a sua rede de franquia com o mercado, o quanto ele cresceu no último ano? Se o crescimento da sua empresa for menor, as notícias não são muito boas. Mesmo que você tenha vendido mais que no ano anterior, você perdeu espaço e a concorrência passou na sua frente. Mas antes mesmo de tomar qualquer atitude, você precisa entender o que está funcionando corretamente.  

Você precisa entender sua concorrência e encontrar brechas, compreender o que o público precisa e seus gostos, pesquisar sobre tendências, assim, você estabelece metas de taxa de crescimento realistas. 

Para descobrir a origem dos resultados ruins, é necessário correr atrás da informação. Conhecer a concorrência e conversar, partilhar experiências, serve para criar comparações e refletir como está a sua empresa. 

Conheça a realidade da sua marca

Ter um diferencial e algo a mais para entregar ao seu público-alvo é a chave do sucesso do seu negócio, mas toda empresa tem seu limite, sejam financeiros ou operacionais, todos devem ser levados em consideração. Por isso, a análise é essencial. 

Você precisa monitorar o desempenho das suas vendas, utilizando indicadores de faturamento, volume de vendas, desempenho do vendedor e formato de venda. Essas informações serão importantes para retratar a situação atual, mas também para planejar novos períodos de vendas e ter crescimento contínuo. 

Você possui um diferencial, é só aproveitar dele e saber explorá-lo. Aprenda o que pode agregar na rotina e afetar o emocional do consumidor, ele não busca somente pelo produtos, mas sim pela experiência. 

Capacite sua equipe de vendas

Para ter sucesso nas vendas em qualquer época do ano é essencial que você tenha profissionais capacitados e motivados. Treinamentos e cursos para manter seus vendedores atualizados no mercado é essencial para que a rede consiga aumentar as vendas. 

É preciso que a equipe esteja alinhada e próxima entre si. Cada profissional possui habilidades em destaque para cada área, assim como dificuldades. A aproximação da equipe ajuda na troca de experiências para que os profissionais possam fortalecer os pontos fracos de cada um. Isso auxilia no aumento do engajamento da equipe de vendas e ainda é capaz de gerar um bom ambiente para alavancar suas vendas. 

Crie campanhas direcionadas para aumentar as vendas

O marketing é a principal ferramenta utilizada hoje em dia. Muitas estratégias desse setor influenciam  no processo de compra, é através do marketing que as marcas promovem produtos e alcançam o público-alvo.  Então, se você procura aumentar suas vendas, precisa criar boas campanhas de marketing. 

Existem vários meios para desenvolver uma campanha, mas para que ela seja efetiva, toda comunicação deve estar alinhada com o objetivo da campanha. Elas também podem anunciar ofertas e descontos na sua rede, ótimo para atrair os consumidores no fim de ano. 

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o blog da Clube Morena Rosa e garanta o sucesso da sua franquia!

  • Compartilhe: