Existe mesmo um perfil de empreendedor?

- Sem categoria
  • Compartilhe:

Se você fizer uma busca na internet para encontrar qual é o perfil de um empreendedor de sucesso, a lista de artigos sobre características que são obrigatórias será enorme e cada uma trará virtudes diferentes. 

É como se para tornar-se um empreendedor você devesse ter características de um super-herói. Provavelmente esse perfil desanima boa parte das pessoas que querem empreender ou estão iniciando um empreendimento, por julgarem não ter todas as qualidades listadas. Mas será mesmo que todo empreendedor deve ter todos esses super poderes?

A resposta é não. Qualquer empreendedor possui diferentes virtudes, sejam natas a eles ou adquiridas por meio de experiências vividas, mas o mais importante do que ter individualmente todas essas características é que a sua equipe as tenha! 

Por exemplo, se você não se considera tão competente com relação às vendas então é preciso que você contrate alguém que saiba fazer isso. A mesma lógica pode ser aplicada nas mais diferentes funções do seu empreendimento, desde administração financeira até domínio técnico de seu produto, ou seja, ao contrário do que muitos pensam, o empreendedorismo é coletivo.

Além do sucesso em grupo, algumas características do empreendedor estão mais relacionadas ao “ser” do que com o “fazer”, são elas: 

Determinação

O empreendedor deve se fortalecer e estar determinado para superar possíveis barreiras e dificuldades que possam surgir. 

Autonomia

Não pense que a autonomia pode ser definida como independência, pois o empreendedor depende de todas as pessoas envolvidas em sua empresa. A autonomia, por sua vez, é a capacidade de controlar, decidir e definir os caminhos que irá seguir. 

Receptividade ao risco

Todo comprometimento de recursos, sejam eles financeiros ou não, tem um risco. O empreendedor deve calcular o seu risco e agir de forma que ele seja minimizado. 

Autoconfiança

Essa característica está relacionada com a determinação, perseverança e otimismo do empreendedor, mas é preciso ter cuidado com o excesso dela, pois a autoconfiança algumas vezes pode se tornar soberba e julgamentos equivocados. 

Resiliência

Quando se está na fase inicial de qualquer empreendimento, muitas vezes não se tem a sua disposição todos os recursos necessários. Por isso, é preciso que a todo o momento ocorram adaptações e que o empreendedor esteja sempre de mente aberta, para buscar conhecimento e evolução a partir das mudanças necessárias.

Mas o que essas características têm em comum? Elas são adjetivos que estão inerentes ao indivíduo e não ao seu negócio, ou seja, trata-se de competências pessoais. Assim, mesmo que o negócio esteja evoluindo, podem haver dificuldades na empresa caso o empreendedor não tenha algumas dessas características pessoais.

Por esse motivo, para empreender é preciso o autoconhecimento. É essencial entender quais são suas aptidões, as atividades que você gosta de fazer e o que você não domina. Sendo assim, não importa quantas são as suas competências, mas sim, a capacidade de evoluí-las e incorporar novas delas.

Só não alcança o sucesso, quem não quer! Vem pra Clube Morena Rosa e descubra como fazer parte da rede de franquias de moda que mais cresce no Brasil! 

Quer saber mais sobre a Franquia Clube Morena Rosa? Acesse o site e conheça nossa proposta de negócio: https://clubemorenarosa.com.br/#seja-um-franqueado 

  • Compartilhe: