Foco no cliente: como fidelizar o seu público

- Franquias de Moda
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Com o passar dos anos, os negócios evoluíram suas estratégias para satisfazer e dar a devida importância ao cliente. Anteriormente a visão era centrada no produto, hoje as empresas mais sucedidas entendem que a melhor lógica é a tríade: qualidade do produto oferecido, atendimento e relacionamento com o cliente.

A partir disso, as marcas mudaram a forma de se relacionar com seus diferentes públicos. Mas, nem todos entendem que essa é uma necessidade para a empresa se desenvolver. Por isso, descubra qual é a importância de focar no cliente de sua franquia e conheça algumas dicas para implementar essa visão em sua loja. 

Por que essa visão é importante?

Com as mudanças que transformaram o mundo dos negócios, a valorização dos clientes e da comunidade se tornou bastante significativa. Isso fez com que algumas marcas se fortalecerem e se mantivessem fortes diante dos concorrentes.

A partir da priorização do relacionamento com os clientes, a loja consegue maior retenção e fidelização de clientes, ampliando sua fidelização. Isso traz consistência na base de clientes, aumentando a identificação do público com a marca. 

Ao desenvolver serviços ou produtos com foco no cliente, busca-se solucionar as reais necessidades dele, criando automaticamente uma identidade do público com a sua marca. O vínculo entre a loja e o cliente aumenta a chance de torná-lo fiel e de não trocar a sua marca pela concorrência.

Se tratando do mercado de franquias, os franqueados são como clientes, pois são eles que investem na marca para receber o direito de replicá-las. Assim, as franqueadoras necessitam desenvolver estratégias com foco no franqueado, além de somente priorizar seus clientes. Buscar o sucesso do franqueado também é uma prática equivalente ao foco no cliente, feita a partir de estratégias para auxiliar o franqueado a alcançar seus objetivos e ter sucesso em seu negócio. 

Como desenvolver uma franquia com foco no cliente?

Essa é uma visão estrutural, por isso, é preciso implementar a mentalidade em todos os processos da rede, desde a elaboração do serviço ou produto até o relacionamento direto com o cliente. Mas, existem algumas práticas que você pode implementar para colocar os clientes como prioridade da sua marca, aprenda quais são elas:

  1. Desenvolva uma cultura centralizada no cliente

Para que você trabalhe com o foco no cliente, não é preciso apenas ter uma equipe de vendas preparada e focada, é preciso que toda a rede tenha essa visão, desenvolvendo em cada setor a vontade de oferecer o melhor ao seu cliente. 

Desse modo você precisa construir uma cultura organizacional baseada no relacionamento com o cliente e sua satisfação. Para isso, você deve criar estratégias em cada setor e garantir que a equipe esteja engajada neste mesmo objetivo.

  1. Conheça seu cliente

Para implementar essa cultura é preciso conhecer seu público-alvo a fundo, ou seja, seus gostos, costumes e necessidades, traçando o perfil de cliente de sua marca. Um modo para ser mais assertivo é definir a persona, que nada mais é do que a descrição do cliente, ou seja, o público que você quer alcançar. Para isso, é preciso estudar o público e ter noção de como o seu produto pode ser útil para o seu cliente ideal.

Com a persona definida, todos os setores têm em mente quais são as necessidades, características e especificações do cliente, amplificando sua ação com o objetivo de satisfazer o público. Além disso, a experiência do cliente a partir da persona é cada vez mais utilizada e aperfeiçoada.

  1. Ofereça atendimento de qualidade

Uma rede que se preocupa com a satisfação do cliente precisa oferecer um atendimento de qualidade, isso deve ser feito nos pontos de venda e também por meio dos canais da marca. 

Possuir integração na comunicação com o cliente e oferecer atendimento humanizado e de qualidade é essencial. É de extrema importância aperfeiçoar os canais de comunicação, oferecendo ao cliente um atendimento personalizado e integrado.

  1. Promova padronização em sua rede

Para franquias, a padronização é um dos fatores que mais pesam na apresentação de marca. Geralmente, clientes buscam consumir determinado produto por conhecer o que a marca propõe a entregar. Além de fortalecer a identidade da marca, a padronização age na relação com o cliente, então, se você busca proporcionar boas experiências aos consumidores e transmitir uma imagem de prioridade ao cliente, invista em padronizar sua franquia. 

  1. Consulte a opinião dos consumidores

Saber o que os consumidores pensam da sua loja é essencial para oferecer o melhor serviço ou produto para eles. Se os feedbacks foram deixados de lado, talvez suas estratégias não funcionem e seus clientes estejam insatisfeitos. Por isso, as pesquisas de satisfação são estratégias importantes para medir o foco que a sua rede está dando ao cliente. 

  1. Invista em inovação

Hoje em dia, para cativar os clientes é preciso ser inovador, as marcas que mais se destacam são aquelas que propõem soluções diferentes do que já existem no mercado. A principal forma de fazer isso é por meio da tecnologia, por isso, investir em tecnologia pode melhorar a experiência do cliente. 

Além de todas essas dicas, apostar em franquias que oferecem produtos diferenciados faz toda a diferença para atrair mais clientes. A Clube Morena Rosa te fornece todo o suporte necessário para fidelizar clientes! Acesse o portal do franqueado e descubra como fazer parte do franchising que mais cresce no Brasil! https://clubemorenarosa.com.br/#seja-um-franqueado

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