Marketing de influência, uma arma poderosa para alavancar vendas!
- EmpreendedorismoO Marketing de Influência parte do princípio que pessoas populares são admiradas, seguidas e imitadas. Todos querem ser como aquela pessoa de personalidade encantadora que cria tendências! A força da atuação dos Influenciadores Digitais impacta diretamente na opinião e comportamento de milhares de pessoas, inclusive nos seus consumidores!
O papel dos influenciadores atualmente não se limita a postar fotos e vídeos sobre sua rotina, estilo de vida e dicas de comportamento. É nos canais deles que os consumidores procuram indicações, buscam avaliações sobre qualidade e desempenho e encontram soluções para eventuais problemas sobre os produtos que consideram comprar. Tudo o que é postado por um influenciador sobre determinado produto agrega, ou desagrega, valor. A simples opinião destes indivíduos pode ser determinante para o sucesso de uma venda.
Mas afinal, o que é o Marketing de Influência?
A prática consiste basicamente em uma marca utilizar a credibilidade dos influencers para atingir um público específico. Quanto maior o engajamento do criador de conteúdo, maior a possibilidade de aumentar as vendas.
Existem duas formas comuns de praticar marketing de influência, e ambas seguem os moldes já conhecidos do marketing tradicional:
Mídia paga: Como o nome já diz, os influenciadores são pagos para promover ações ou divulgar um produto ou marca. No entanto, ao contrário da mídia tradicional, aqui há a necessidade de um alinhamento de posicionamento, afinal, quem está recebendo a mensagem é o público do influenciador e é a sua credibilidade que estará em cheque.
Mídia conquistada: Nesta modalidade há a parceria entre influenciadores digitais e marcas em uma relação não-financeira. Assim, o influenciador pode utilizar a marca para conquistar visibilidade, prestígio, acesso a eventos ou pessoas ou qualquer outro benefício intangível.
A identificação é a chave do sucesso!
Antes da internet as grandes marcas apostavam em celebridades da televisão para divulgar suas marcas, agora, a aposta é em pessoas que acumulam uma infinidade de seguidores que, de alguma forma, se identificam com elas. Este novo nicho passa a sensação de segurança, afinal, muitas vezes o espectador conhece a rotina, a casa, o trabalho, os hábitos e interpreta como se fosse íntimo daquela pessoa, sendo assim, se ela indicou, é porque é bom.
Neste formato, o texto pronto e o teatro em frente às câmeras é substituído por alguém que estabeleceu uma relação de confiança e tem a capacidade de influenciar nas decisões de compra do seu público.
E no varejo?
Praticar o marketing de influência pode ajudar a atingir públicos segmentados. Consumidores de todos os tipos são influenciados em suas redes sociais pelos criadores de conteúdo que mais têm a ver com seu perfil.
Separamos algumas práticas comuns para demonstrar como o marketing de influência pode ser utilizado no varejo:
Produtos para avaliação: A loja envia produtos que são novidades no mercado para influenciadores digitais testarem e contarem suas impressões para os seguidores.
Unboxing: Esta é a ação onde os influenciadores digitais transmitem por vídeo a abertura de caixas que receberam das marcas. Estes vídeos trazem impressões gerais sobre como o consumidor receberá o produto adquirido.
Criação de conteúdo especializado: Parcerias para criar conteúdo que passe autoridade e reconhecimento dentro de um determinado segmento. Um exemplo é alguma influencer especializada em moda falar sobre as qualidades e características das peças de uma marca.
Patrocínio de eventos e ações: Apoiar ações e eventos de influenciadores gera simpatia dos seguidores.
Sorteio ou concurso entre os seguidores: Parceria onde a marca oferece brindes para serem sorteados entre os seguidores do influenciador. Este tipo de ação fortalece a marca e a base de fãs da página parceira.
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