Mulheres de sucesso: Empreendedoras para você se inspirar!

- Sem categoria
  • Compartilhe:

Se procura exemplos de mulheres com espírito empreendedor, veio ao lugar certo!


Empreendedorismo é encontrar soluções, implementar projetos e transformar oportunidades em negócios lucrativos.


Para muitas mulheres,isto significa ser financeiramente independente e ter o poder de tomar decisões sobre os seus negócios e mesmo sobre as suas vidas.

De fato,o empreendedorismo é enfrentar e superar desafios.

Este artigo traça o perfil de 3 dessas mulheres empreendedoras.

O objetivo é encorajá-los a realizar os seus sonhos.

Então, que tal conhecer as referências destas mulheres empresárias?

Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza
Luiza Helena Trajano começou a trabalhar no varejo  aos 12 anos de idade, durante as férias escolares.

Nessa época, a Magazine Luiza era apenas uma pequena rede familiar, no interior de São Paulo. 

Aos 18 anos, ela assumiu o negócio da família.
A visão empreendedora de Luiza Helena Trajano ganhou destaque em 1992, quando ela realizou o conceito de loja virtual Magazine Luiza.
Nas suas mãos, a empresa cresceu até se tornar a maior rede de varejo do Brasil.
Atualmente,a rede tem mais de 740 lojas e está presente em 16 estados brasileiros.
Após anos de dedicação ao negócio, Luiza Helena Trajano foi nomeada presidente do conselho de administração da rede.
Ela é frequentemente convidada a falar e debater sobre empreendedorismo.

Paola Carosella – Restaurante Arturito

Paola Carosella,da Argentina, já tinha provado ser empresária aos 17 anos de idade quando concluiu o ensino médio.
Embora não tivesse interesse numa carreira formal,começou a cozinhar e a entregar alimentos em escritórios de Buenos Aires.
Paola trabalhou depois profissionalmente em vários restaurantes.
Foi apenas após 12 anos de trabalho para outros que ela decidiu começar o seu próprio negócio.
Foi nesse momento que ela percebeu que poderia ir além gerenciar o próprio negócio.
O seu primeiro restaurante,Julia Cocina, foi criado em 2003.
Desde então,estabeleceu a Arturito, que é hoje um dos restaurantes mais premiados de São Paulo.

Fabíola Fonseca – Mulheres do Café
Por último, mas não menos importante,Fabíola Fonseca.
A carreira empreendedora de Fabíola começou muito cedo.

Quando criança, aos 10 anos de idade, criou sua primeira sociedade de revistas em quadrinhos e vendia doces.
Aos 20 anos,criou a sua própria empresa,Poderoso Açaí.
Isto levou a Fabíola a espalhar o consumo da fruta em São Paulo.
Atualmente é idealizadora Mulheres do Café,rede especializada em realizar coffee breaks personalizados.

O diferencial do negócio é ser inclusivo e voltado ao empreendedorismo feminino.

Mulheres do Café proporciona assim acesso e oportunidades de desenvolvimento, autonomia e geração de renda às mulheres em todo o país.
Trabalhando em rede,o empreendimento conecta mulheres que trabalham com alimentos em onze estados brasileiros.

No Brasil, as mulheres são maioria quando se trata de iniciar novos negócios.

Isto é referido no Relatório Executivo sobre o Empreendedorismo no Brasil, publicado pelo Sebrae em parceria com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM).
De acordo com o estudo, o número de mulheres é superior ao de homens 

como empresários em fase inicial.
14,2 milhões,em comparação com 13,3 milhões de homens.
Contudo,24 milhões de mulheres brasileiras são empresárias ativas,de acordo com relatório.
O estudo observa que a taxa empresarial global (TTE) no Brasil em 2017 era de 36,4%.
Isto significa que de cada 100 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos, 36 delas eram ativas no empreendedorismo nessa altura.
Em termos de faixa etária, os jovens são os mais ativos na criação de negócios.
Entre os brasileiros desta  faixa etária, 30,5% possuem ou conseguem iniciar ou integrar um negócio nas suas fases iniciais.
E tem de admitir que colocar um novo empreendimento no mercado não é tarefa fácil.
Segundo o Sebrae, se olharmos para as principais características dos empresários,as mulheres enquadram-se no perfil exigido.
O trabalho de um empresário requer iniciativa, perseverança, planejamento e confiança.Essas características devem ser desenvolvidas em todas as pessoas envolvidas nos negócios, sejam homens ou mulheres.
Com tal perfil, é mais fácil ultrapassar todas as dificuldades e ter sucesso na criação de um novo negócio no mercado.

É você?

Já tem um plano de negócios?

  • Compartilhe: