O CRESCIMENTO DO MERCADO DE FRANQUIAS
- Franquias de ModaO setor de franquias é um dos que mais cresce no país, movimentando 2,4% do PIB nacional, além de empregar mais 1,2 milhão de trabalhadores, de acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF).
Um dos grandes fatores do crescimento desse mercado é o fato de que as chances de não darem certo são baixíssimas, a taxa é em torno de 5%, sendo o setor menos arriscado para quem quer começar a empreender, pois além do apoio das franqueadoras, é um modelo de negócio já testado e garantido.
Os franqueados, por consequência, crescem sem a necessidade de grandes investimentos, expandindo a marca com os novos estabelecimentos, ampliando as chances de sucesso.
A melhora da situação política e econômica do país favoreceu esse setor. Com as crises entre 2016/17 o avanço de franquias recuou, pois tornou-se arriscado investir, tanto para franqueados quanto para novos franqueadores. Já em 2018, com a estabilidade no país voltando, houve o aumento de 5% de unidades de franquias no país, muito maior que nos anos anteriores, que mal chegaram a 3%.
No ano passado, a rede Boticário esteve no topo do ranking de franqueados no Brasil, assim como em 2017, porém com uma queda no número de unidades, que apresentou diminuição em 2018. A rede AM PM Mini Market conquistou o 2° lugar, seguido do MC Donald’s, Cacau Show e Subway. O ranking de franquias apenas considera marcas associadas à ABF.
O segmento de alimentos é o que lidera o top de faturamentos anuais, mas, é válido destacar que o setor de Moda e Vestuário tem crescido muito nos últimos anos, sendo que em 2018 teve um crescimento de 7% em relação a 2017.
Franquias de Moda e Vestuário
O segmento de moda está ganhando espaço entre os negócios franqueados de sucesso, crescendo anualmente. São diversas as franquias nessa área que oferecem modelos já testados, em que as chances de novas franquias se consolidarem são certeiras.
De acordo com os números fornecidos pela ABF, o segmento de Moda ocupa atualmente o 7º lugar no ranking de faturamento, alcançando um faturamento de 4,9%, fechando seus números no azul. Isso mostra o quanto esse franchising está se estabilizando no mercado.
A Clube Morena Rosa é uma das franquias de moda e vestuário que está há mais de 25 anos estabilizada. Com uma identidade própria, representa as mulheres fortes e independentes, contando com as grifes Morena Rosa, Maria Valentina, Zinco e Lebôh, apresenta o melhor, mais diversificado e exclusivo da moda feminina, como moda íntima, fitness, beachwear e linha de sapatos.
Para pessoas que já tem interesse no assunto, que estão atualizadas sobre tendências, que gostam de moda, sem dúvidas é a melhor opção de franquia a ser investida.
Para 2019
A expectativa para 2019 é alta! Focado em um consumidor cada vez mais empoderado, espera-se um crescimento de 8% a 10% para este ano, de acordo com ABF. A diversificação de formatos e de novos produtos tende a abrir o caminho para isso, considerando até mesmo o aumento de microfranquias.
Além disso, o número de empregos tende a subir cerca de 5%, pois segundo a ABF, a expansão das unidades será de aproximadamente 5% a 6%, assim como o número de redes franqueadas que virá a aumentar também.
Os resultados dos últimos anos foram favoráveis aos setores de serviços administrativos, lazer e hotelaria, o que pode se repetir esse ano. Os segmentos de moda e bem-estar também estão com grande representatividade, construindo mercado fora do país, sendo EUA, Portugal e Espanha os destinos mais buscados para expansão de marcas nacionais.
O amadurecimento do mercado de franquias no Brasil proporciona um crescimento que segue a mesma linha que nos EUA, que apresenta menos marcas e mais franquias, além de tornar-se interessante para marcas estrangeiras se instalarem aqui.
Se a ideia é ser um novo empreendedor no país, o setor de franquias é o mais aconselhável para 2019, com grandes possibilidades de sucesso e crescimento.
Quer mais dicas sobre investimentos, empreendedorismo e modelos de franquias? Fique ligado em nosso blog e acompanhe as dicas semanais, para avaliar qual o melhor momento de investir e empreender.