O QUE SÃO FRANQUIAS? SAIBA MAIS SOBRE ESSE MODELO DE NEGÓCIO
- EmpreendedorismoFranquia é o modelo de empreendimento, onde um licenciado – o franqueado – adquire, através de um contrato de franquia, os direitos para ter acesso aos conhecimentos, processos e marcas registradas de uma empresa: o franqueador.
Esse sistema permite que o franqueado venda um produto ou forneça um serviço sob o nome da empresa franqueadora, em troca de uma taxa de franquia (investimento) e geralmente um licenciamento inicial e anual, dependendo do formato.
O FRANQUEADOR
Quando uma empresa busca aumentar sua participação no mercado e escalonar a venda de seus produtos e serviços, ela pode optar por investir nesse formato. Basicamente uma franquia é uma “joint venture” entre um franqueador e um franqueado.
Franqueado é a marca ou empresa original que vende os direitos para comercialização de seus produtos, alinhando todo seu expertise comercial e de mercado.
As franquias têm se tornado cada vez mais um método popular para empreendedores ingressarem em um negócio, especialmente para aqueles que desejam operar em um mercado de alta competitividade, como os setores de alimentação e moda.
O franqueado já nasce com uma marca forte e com uma bagagem de conhecimento para enfrentar os desafios da concorrência e do ambiente corporativo.
Para quem deseja empreender pela primeira vez, o formato é ideal, pois a franqueadora encurta caminhos que naturalmente o empresário enfrentaria em “carreira solo”. Dessa forma, o negócio evoluí mais rápido e a taxa de retorno acaba sendo acelerada, comparada a um empreendimento “do zero”.
A HISTÓRIA DAS FRANQUIAS
Os Estados Unidos são líderes mundiais nesse modelo de negócio. O conceito começou em meados do século 19. O exemplo mais famoso vem de Isaac Singer, que inventou a máquina de costura, criou franquias para distribuir suas máquinas em regiões que num formato tradicional, dificilmente conseguiria ganhar escala.
Hoje as franquias representam uma grande porcentagem das empresas americanas. As principais franquias de negócio incluem o Taco Bell, Dairy Queen, McDonald’s, Pizza Hut, Hampton by Hilton, Day’s Inn e Anytime Fitness.
AS VANTAGENS DE SE TORNAR UM FRANQUEADO
Quando você adquire os direitos para abrir uma franquia, você está comprando os direitos de usar um sistema comercial testado e comprovado, com preços, produtos e técnicas de marketing já maturados, além do direto de abraçar a bandeira de uma marca consagrada, utilizando logotipos, slogans e sinalização.
Na maioria dos modelos de negócio, para se tornar um franqueado, você precisa investir uma taxa de franquia inicial, que varia de acordo com o tipo do empreendimento. Esse investimento lhe dá direito de usar:
- O nome do franqueador
- O sistemas de negócio
- O manual de operações
- Materiais de Marketing
- Programas de Varejo e Fidelização
- Todo outro material proprietário da marca franqueadora (disponível caso a caso de acordo com o contrato).
Além disso, você pode receber um território – área regional de atuação – exclusivo para vender os produtos e serviços da marca franqueadora. Geralmente os contratos de franquia têm a duração de 5 a 10 anos, com direitos de renovação.
A grande sacada em investir numa franquia de sucesso é pode absorver todo conteúdo empreendedor, táticas já validadas, conhecimento de negócio e vendas, num espaço de tempo consideravelmente menor do que investir em uma marca do zero.
Quer saber mais sobre investimentos, empreendedorismo e o modelo de franquias? Acompanhe nosso blog que semanalmente vamos dar dicas para ajudar você a decidir na hora de empreender.