Os principais pilares para um empreendedorismo de sucesso

- Empreendedorismo

Você sabia que atualmente o Brasil é considerado um país de empreendedores? Um estudo da GEM, Monitoramento de Empreendedorismo Global, o ano 2019 atingiu a marca de 52 milhões de brasileiros com um CNPJ aberto.

Um pouco mais de 9 milhões são MEIs, microempreendedores individuais, e o restante ME e afins. Houve um aumento de 16,7% em relação a 2018 segundo o SEBRAE, e esse mercado conta agora com 27% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Esse número tende a crescer cada vez mais, mas sabemos que não são todos que conseguem ter sucesso, e até em 2 anos podem fechar. Mas, para que isso não ocorra com você, é necessário que conheça os principais pilares do empreendedorismo, para poder aplicá-los corretamente em sua empresa no dia-a-dia.

O perfil empreendedor

Uma pessoa empreendedora é alguém que cria ou inicia um projeto a partir de uma visão e ideias, além de recursos e afins que possui para realizar. Pode ser algo novo, ou até mesmo uma franquia.

Cada empreendedor possui algumas características em comum: eles têm o espírito de inovação, persistência, sabem que podem ter ganhos e riscos e planejam e estudam muito.

Além disso, seguem alguns pilares do empreendedorismo, que ajudam na construção de um negócio forte, que diminui riscos e problemas que podem ocorrer. São eles:

·        Visão

·        Inovação e criatividade

·        Resiliência

·        Autocrítica e capacidade de liderança

·        Planejamento e proatividade

Com esse combo de pilares e elementos necessários para o espírito do empreendedor, é possível conquistar um avanço constante em seu negócio. Saiba mais sobre cada um deles a seguir e comece a colocar em prática hoje mesmo!

Visão

Uma das bases do empreendedorismo, a visão é a definição do seu objetivo e irá orientar todas as ações e tomadas de decisão que devem ser feitas em relação ao objetivo. Além disso, ela ainda ajuda na intuição, na intenção e criatividade do empreendedor.

Saber o que os consumidores querem e fazer com que entendam a sua real necessidade para assim comprar, é o ponto máximo da visão. Ou seja, é uma forma de enxergar o que o cliente necessita e como chegar até a conquista.

Inovação e criatividade

A inovação é algo que deve ser estudado e desenvolvido, para que o projeto saia de modo criativo e revolucione o mercado, mas pode ser feita por um empreendedor, desde a forma de prestação do serviço, até o lançamento de algo inédito.

Então, a criatividade deve andar lado a lado com a inovação, para que seu empreendimento esteja sempre à frente de todos os concorrentes, para causar transformações e destacar seu trabalho.

Resiliência

Em todo o negócio, há dificuldades, mas o segredo desse pilar do empreendedorismo é: seguir em frente e aprender com os imprevistos. Um problema pode ser algo que futuramente, seja algo lucrável, e que ensine você muitas lições. Então, um empreendedor de verdade recompõe suas forças e recomeça sempre que necessário.

Autocrítica e capacidade de liderança

Não somos perfeitos e estamos longe disso, então, é um empreendedor deve entender suas falhas, os pontos fortes e fracos no contexto empresarial, e melhorar todas as posturas, para que seja possível ter uma equipe mais efetiva, tornando-se um líder de sucesso.

Planejamento e proatividade

Não há empreendedorismo que sobreviva sem planejamento, seja ele em pequeno, médio ou longo prazo. Vai abrir um negócio? Prepare-se, entenda todas as necessidade da área em que irá investir, estude, tenha ajuda de profissionais e seja proativo em todas as ações que serão aplicadas. O sucesso virá.

Clube Morena Rosa

Ao se tornar um empreendedor da Clube Morena Rosa, terá todo o apoio da companhia para que possa montar a melhor franquia possível. Você encontrará empreendedores engajados, contará com profissionais que te ajudarão nessa caminhada e em todos os pilares do empreendedorismo.

Venha para a Clube Morena Rosa e descubra como fazer parte da rede de franquias de moda que mais cresce no Brasil! Acesse o site e conheça nossa proposta de negócio!