Passo a passo para se destacar no mercado de franquias

- Franquias de Moda
  • Compartilhe:

De maneira contrária a incerteza econômica no país, o mercado de franquias apresenta um crescimento superior com relação aos outros setores de comércio e serviço. No ano de 2018, o Brasil possuía cerca de 2,8 mil marcas franqueadoras e apresentava mais de 140 mil unidades franqueadas espalhadas pelo país, que geraram um faturamento de aproximadamente R$ 160 bilhões por ano.

Esse crescimento é considerado um bom sinal para os franqueados, mas também pensar nesse processo de investimento pode gerar algumas dúvidas. Para sanar as suas incertezas a respeito, preparamos um passo a passo para você ter sucesso no mercado de franquias. Confira:

1. Conheça seu modelo de negócio e o perfil do seu cliente

Pesquisar e entender qual é o perfil do seu negócio, é um passo de grande importância. É preciso pensar sobre sua localização, o capital de giro, treinamento, concorrência e sazonalidade, pois esses fatores ajudam no desenvolvimento de sua franquia. 

Conhecer o perfil do seu público alvo é algo essencial para traçar estratégias, além disso é preciso avaliar o passado das vendas da franquia e compreender como esse ciclo de compra funciona. Entender os hábitos e necessidades dos seus consumidores é nesses casos, um diferencial.

2. Seja dedicado e tenha paciência

Saber gerir seu próprio negócio é fundamental. Para isso, você precisa investir em atualização, tanto em conhecimento quanto em estatísticas sobre o setor no qual você atua. Algumas pessoas pensam que por ser um franqueado seu modelo de negócio não precisa de gerenciamento, mas não é bem assim, a empresa não anda sozinha, para alcançar o sucesso, a franquia precisa de uma gestão eficaz. 

Ter paciência é um passo importante. Alguns modelos de negócios exigem que haja a formação de clientes e este processo pode ser um pouco mais lento, mas com o passar do tempo o resultado será positivo.

3. Não faça “mais do mesmo”

Um ponto chave é fazer diferente, apostar na inovação. Para se destacar é importante mostrar ao público as novidades. Mesmo que a marca já seja um sucesso, o franqueado deve buscar alternativas para garantir a maior atenção de seu público. Isso resultará em satisfação dos clientes e maior empenho de seus funcionários. 

4. Invista em atendimento

Um meio de conquistar seu cliente e ter sucesso na sua franquia é através de um atendimento de qualidade. Treinamento de funcionários, canais de atendimento ao cliente, diferentes experiências no momento da compra e manter contato com o consumidor, no momento e após a realização da compra, são algumas opções no que investir para ter um bom atendimento em sua franquia. 

5. Utilize as redes sociais

Uma pesquisa feita pela instituição comScore apontou que os brasileiros gastam em média 650 horas por mês nas redes sociais. Já que seu público passa tanto tempo conectado, você também deve estar! 

É importante criar perfis para a sua franquia nas redes sociais, alimentar com conteúdos e interagir com seu público. 

Quer ser um franqueado e ter sucesso em seu negócio? Conheça mais sobre a Franquia Clube Morena Rosa.  Acesse o site e conheça nossa proposta de negócio!

  • Compartilhe: