Sua loja está preparada para o “Novo Consumidor”?

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Você já ouviu falar no termo “Novo Consumidor”?

É uma forma de definir o comportamento de compra e o perfil de consumo moldado pela modernidade e avanços da presença digital. Hoje a decisão de compra é tomada muito tempo antes do cliente entrar na loja, o “novo consumidor” sabe exatamente o que quer, quando quer e quanto quer pagar.

As redes sociais, os fóruns especializados os sites institucionais das empresas, os canais de influencers digitais, todos estes novos caminhos que a era digital trouxe, se tornaram as vitrines da atualidade. O consumidor conhece o produto, pesquisa preços, informações técnicas, opiniões, avaliações e com todos estes dados definem o que querem. A tendência é cada vez mais os papéis se inverterem, não é mais as lojas que impactam os clientes com os produtos, e sim, as necessidades e gosto dos clientes impactarem as lojas.

A PRATICIDADE E A SATISFAÇÃO INSTANTÂNEA

Vivemos tempos onde quem quer comprar, qualquer coisa, não precisa mais ir até uma loja, um celular simples já basta. O consumidor sente-se à vontade online, é prático e confortável “cortar caminho”, evitar filas e a incerteza de encontrar o que deseja. Desejar um produto e em instantes tê-lo adquirido é uma satisfação única, muita gente acaba comprando coisas que nunca vai usar, só pela satisfação da compra imediata.

Entrar em uma loja, encontrar um produto, tirar o celular do bolso e comparar preços é uma prática comum deste novo perfil de comprador. O novo consumidor é antenadíssimo e está sempre em busca de oferta e promoções.

ADAPTE-SE E SEJA PARTE DA TENDÊNCIA

A melhor forma de conquistar o consumidor 4.0 e ser bem sucedido em tempos digitais, é juntando-se à eles. Crie canais de comunicação, faça sua loja ter presença digital, crie conteúdos relevantes, seja ativa nas redes sociais, comunique-se e engaje com seu público.

A velocidade das relações afetou diretamente na jornada de compra, os canais de comunicação facilitaram muito o contato entre loja e cliente, portanto, procure enviar respostas e soluções rápidas. Sua loja precisa estar em todos os canais possíveis e interagindo quase que em tempo real com o consumidor.

VIRTUAL X FÍSICO PÓS PANDEMIA

A pandemia foi outro fator de extrema relevância na formação do perfil do novo consumidor. Nestes anos difíceis, comprar online, mais do que uma tendência, tornou-se um hábito, uma questão de sobrevivência. Com a iminente reabertura total do comércio, ficou a questão: “Depois de provar todo o conforto de comprar, por preço acessível, e receber em casa, o consumidor vai voltar para as lojas físicas?”.

Tendo isso em vista, a ação de compra e venda física precisa proporcionar uma experiência muito maior que a simples troca de dinheiro pelo produto. Mais do que a satisfação de comprar um produto e possui-lo na hora, o consumidor 4.0 procura sensações. Proporcione um ambiente onde seu cliente sinta-se bem, crie formas de atendimento que o faça se sentir único, disponibilize mimos como balas, café em um espaço onde ele possa sentar e aproveitar o momento, e não se esqueça do wifi,

RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE

Mais do que bons preços, os novos hábitos de consumo, principalmente através das novas gerações, envolvem engajamento em causas que acreditam. Pesquisas apontam que a maioria das pessoas, com o novo perfil de consumo, não se importam em pagar mais caro em uma empresa que investe em sustentabilidade e apoia questões ambientais, por exemplo.

Responsabilidade social é um fator relevante a considerar no momento de definir o perfil da sua loja. Estude e observe as questões relevantes que seus clientes e seguidores apoiam, engaje com eles. Mas, cuidado. Só engaje e apoie aquilo que você realmente acredita, caso contrário, forçar esse tipo de situação pode fazer o tiro sair pela culatra. O caminho seguro é mostrar que sua loja esta engajada na luta por um mundo melhor.

MARCAS COM RELEVÂNCIA

Disponha em sua loja produtos de marcas relevantes, marcas que estejam presente nos principais canais de comunicação e que sejam comentadas. As marcas da Clube Morena Rosa são presença constante nas passarelas, nas novelas, nos eventos de gala, nas premiações, nos canais de influenciadores, nas ruas, em todos os lugares.

A Clube Morena Rosa entende e acompanha as novas tendências de mercado, e pode te ajudar. quer saber mais sobre como ter uma franquia da Clube Morena Rosa?

Acesse o portal do franqueado e tire todas as suas dúvidas 

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