Transforme o estoque parado da sua loja em vendas – sem fazer liquidação!

- Franquias de Moda
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Seja por sazonalidade , erros de compra ou vários outros aspectos, todo lojista de moda está sujeito ao acúmulo de mercadoria. Por mais que a gestão seja efetiva e o giro de produtos aconteça, uma hora ou outra alguma parte do estoque fica parada — e isso não é bom para os negócios.

A grosso modo, mercadoria parada no varejo é o mesmo que prejuízo. Isso porque o custo para expor o produto — ou mesmo mantê-lo no estoque — faz com que ele se desvalorize a cada dia que passa.

E isso muitas vezes leva às famosas liquidações, nas quais se busca ao menos recuperar o valor investido nos produtos para não ficar no prejuízo. Mas você sabia que essa não é a melhor forma de trabalhar os produtos parados no estoque?

Se você já tem um varejo de moda ou pensa em começar na área, saber como lidar com produtos empacados no estoque pode te dar uma grande vantagem com relação ao seu concorrente. Então, separamos algumas dicas para te ajudar a movimentar essas mercadorias, e sem precisar fazer liquidação!  

Monte coleções

Uma boa forma de movimentar produtos de moda é colocá-los em coleções. Você pode separar produtos que compartilhem alguma característica — pode ser mínima — e colocá-la sob um nome.

A novidade é algo que sempre desperta o interesse das pessoas, e o aparecimento de uma ‘nova coleção’ pode fazer seus clientes olharem com outros olhos para produtos que já estão ali há algum tempo.

Porém, é extremamente importante que isso seja feito de uma forma que o cliente não se sinta enganado. Você não pode anunciar essa coleção como lançamento, por exemplo, se ela já esteve na loja antes. Mas pode, por exemplo, fazer uma ação que discutiremos no próximo tópico.

Facilite o pagamento

Uma ótima forma de vender o estoque sem precisar necessariamente baixar o preço é oferecer facilidades no pagamento.

Por exemplo: você pode oferecer, nas peças que estavam paradas, pagamento sem juros em uma quantidade de parcelas maior que a de costume. Nesse caso, assumir os juros dessa transação´pode ser mais vantajoso que a liquidação, considerando que o estoque está sendo vendido em seu preço integral.

Customize

Você acredita que aquela peça que está empacada ficaria melhor com um ou outro detalhe, a mais ou a menos? Esse é o momento de utilizar isso para tentar vender o produto. Esse olhar pode ajudar a revitalizar as peças e realizar a venda. 

Muitas vezes, customizações simples podem dar o toque que falta para que aquela peça case exatamente com algum produto novo da loja – o que nos leva direto para a próxima dica.

Combine

Uma outra forma ótima de conseguir vender é combinar esse estoque antigo com peças da coleção nova, para fazer a chamada venda casada. Isso pode ajudar a movimentar o estoque e girar aqueles produtos que estão empacados.

Você pode, inclusive, fazer as próximas compras com o fornecedor já pensando no produto que está acumulando, já imaginando as diferentes combinações de cores e modelos.

Essa combinação também pode ser feita diretamente na hora da venda,  oferecendo os produtos para combinar com as peças novas que os clientes vierem a comprar. Mas para isso, é preciso que os seus vendedores estejam bem treinados e cientes dessa ideia.

Em qualquer um desses casos, é o atendimento que vai fazer a  diferença na hora de conseguir fechar a venda. Então aproveite e leia esse texto, que te ensina a ter um atendimento de sucesso na sua loja!

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