Investir em uma franquia traz muitas vantagens, confira:

- Empreendedorismo
  • Compartilhe:

Você sonha em ter seu próprio negócio, porém tem receios em relação a questões como investimento, planejamento e resultados? Então investir em uma franquia pode ser o modelo de negócio ideal para você!

Uma franquia basicamente é uma unidade de uma empresa que já existe. Exemplos: McDonald’s, Starbucks, Morena Rosa, entre tantos outros. As unidades franqueadas são altamente padronizadas e oferecem os mesmos serviços e produtos em toda e qualquer unidade da empresa.

Franquia de sucesso: Starbucks

Para você entender o por que investir nesse tipo de empreendimento, elencamos algumas das inúmeras vantagens em investir em uma franquia. Confira:

O seu investimento terá riscos menores

Existem franquias com variados valores iniciais de investimento. Você pode gastar de R$25 mil ou até mesmo R$200 mil! Porém, independente do investimento necessário para começar determinada franquia, normalmente é uma estratégia segura. A franquia já tem seu modelo formado, testado e comprovado. Portanto, o seu dinheiro corre riscos mínimos, se comparar com um negócio iniciado de forma independente. Somente 5 entre 100 unidades franqueadas fecham suas portas antes de completar dois anos no mercado. 

Você terá apoio durante todo o projeto

De acordo com a Lei das Franquias, você receberá suporte desde o momento que decidir iniciar o projeto, até o gerenciamento da operação. O auxílio acontece para definir o ponto físico da loja, marketing e treinamento de funcionários, entre tantos outros passos. Essa rede de apoio facilita a tomada de decisão do empreendedor, além de serem padronizadas pelo franqueador, o que torna tudo muito mais prático e eficiente.

A inovação será contínua

Frequentemente, o que leva um empreendedor independente ao fracasso, é parar no tempo com seus produtos e serviços e não saber como sempre se renovar para se manter à frente no mercado. A franqueadora pode ter tudo bem padronizado, porém a inovação é algo constante em seus negócios. Sempre deve haver melhoria em processos, produtos e serviços, visando o crescimento geral de toda a empresa. Aqui cabe a você escolher uma franquia que tenha essa visão de inovação, e esteja sempre trabalhando para não se tornar obsoleta e perder a capacidade de competir no mercado.

Treinamento

Se você investir em uma franqueadora com uma estrutura bem formada, você será treinado para todos os processos, assim como sua equipe de colaboradores. Você será preparado para lidar com processos de:

  • Preparação para venda/realização dos produtos ou serviços da marca;
  • Técnicas de vendas;
  • Relacionamento com clientes;
  • Uso de software de gestão;
  • Dicas de marketing etc.
A franquia oferece suporte e treinamento para o franqueado.

Sistema de Controle de Qualidade

A franqueadora realizará visitas e consultorias frequentes em sua unidade para garantir que tudo está sendo feito com a qualidade padronizada e definida por ela. Essas visitas também irão te auxiliar na melhoria de pontos específicos no negócio. Portanto, também é necessário ponderar se você como empreendedor terá a disposição e comprometimento para sempre manter os padrões estabelecidos pela franqueadora, e se você terá a disciplina para cumprir regras e pré-requisitos.

A divulgação será em peso

O suporte de marketing, divulgação e propaganda geralmente é oferecido ao franqueado, o que irá facilitar mais uma vez a vida do empreendedor, afinal ele não terá que se preocupar com contratação de uma equipe de publicidade. Na maioria das vezes, é cobrado uma taxa de marketing estabelecida em contrato. Graças a esse suporte, você terá uma divulgação padronizada e bem estruturada.

Atração do público

Diferente de um negócio independente, quando você começa um negócio como franqueado, você terá a seu favor a autoridade de marca e consolidação no mercado que uma franquia bem sucedida tem. Pesquisas informam que a maioria das pessoas pesquisa na internet sobre um negócio antes de efetivamente se tornar cliente. Agora cabe a você escolher uma franquia de autoridade positiva e é bem aceita dentre os consumidores! 

Se interessou por esse assunto? Confira em nosso blog nossos outros artigos sobre empreendedorismo! Quer ser um franqueado Morena Rosa? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

  • Compartilhe: