Você sabe fazer gestão de estoque na loja?

- Empreendedorismo
  • Compartilhe:

Toda loja que busca o sucesso precisa de organização, o primeiro passo para organizar sua loja é o controle de estoque. Um estoque sistematizado proporciona melhoria em todos os processos internos, resultando em eficiência em todos os setores, reduzindo desperdício de energia e tempo.

O estoque não é meramente o local onde as mercadorias ficam armazenadas antes de serem comercializadas. Colocar um estoque em ordem significa fazer a organização, gestão e registro dos itens, além do controle do fluxo de entrada e saída das mercadorias.

Esse processo permite uma visão muito mais ampla da movimentação dos produtos na sua loja, da quantidade de cada artigo e a demanda necessária para atender seu público. A gestão de estoque é um dos pilares do bom funcionamento da sua loja, portanto, merece um acompanhamento rigoroso.

Mesmo tudo isso parecendo meio óbvio, vale ressaltar que organizar o estoque não faz parte da rotina de muitas empresas do país. Você faz gestão de estoque em sua loja?

Trazemos aqui algumas dicas para facilitar a vida de quem quer começar a fazer:

CRIE UM INVENTÁRIO

Organize seu estoque com as peças categorizadas de acordo com as suas características principais (pode separar por cor, tamanho, gênero). Para melhor controle, as peças devem ser armazenadas da mesma forma que foram separadas, assim, a movimentação dos produtos flui com mais facilidade.

Em seguida, liste todas essas peças, as quantidades e preços de cada uma. Uma planilha organizada é de grande ajuda neste momento, o ideal é recorrer aos sistemas de gerenciamento específicos para isso.

CONTROLE O FLUXO DE MOVIMENTAÇÃO

Com o inventário criado, desenvolva um processo para controlar os dados contidos nele. O procedimento de entrada e saída precisa ser seguido à risca, isso evita que pessoas diferentes realizem o mesmo trabalho de maneiras diferentes, causando transtornos e desperdício de tempo.

Esse controle vai permitir que, além de saber o que tem em seu estoque, você tenha um conhecimento amplo sobre o comportamento de compra do seu cliente, Aqui você consegue compreender dados como: que peças a loja vende mais e quando determinado tipo de peça vende melhor.

AUTOMATIZE SEU SISTEMA

Um sistema automatizado aperfeiçoa todos os processos da sua loja, desde a contabilidade do estoque até a agilidade no atendimento e entrega dos produtos. A dinâmica de um sistema interligado contribui para uma melhor experiência ao seu cliente.

Outro recurso extremamente útil é o sistema de código de barras. Manter seus produtos etiquetados facilita muito a organização e gerenciamento do estoque. Com todas as informações contidas na etiqueta, o processo de controle de entrada e saída de produtos fica muito mais rápido.

EQUILIBRE SEU ESTOQUE

Com todas as medidas acima tomadas, outro passo importante é o equilíbrio do seu estoque. A esta altura já está bem mais fácil para você saber o que vende e o que encalha. Defina a quantidade mínima e máxima de cada peça, assim você consegue evitar produtos em falta e excessos.

Mesmo com um bom gerenciamento e inventário bem feito, muitas vezes acontece um acúmulo de peças em seu estoque. 

Clique aqui e descubra como transformar seu estoque parado em vendas.

  • Compartilhe: