Como liderar em tempos de crise?

- Franquias de Moda
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Ser líder em um empreendimento não é uma tarefa fácil em momento algum. É por isso que as empresas procuram líderes que já tenham algumas características indispensáveis para essa função, como a comunicabilidade, a empatia e a inteligência emocional.

Porém, tempos de crise acabam levando ainda mais dificuldade para a empresa em todos os setores. Crises deixam as pessoas desorientadas e perdidas. Isso faz com que a liderança nesses tempos fique ainda mais difícil.

Por isso, separamos aqui algumas dicas para facilitar o trabalho do líder em tempos de crise!

1 – Comunique-se

A comunicação é uma arma poderosa dentro do meio corporativo. E ela pode fazer toda a diferença para o líder quando a empresa está passando por dificuldades.

De uma forma geral, líderes devem se comunicar com autoridade e honestidade, mas com vistas a também solucionar os problemas e auxiliar os liderados.

Para ter uma boa comunicação de líder, é preciso não só falar, mas principalmente saber ouvir. Reconhecer quando falar de forma pública ou privada com os colaboradores também é um ponto chave para uma boa comunicação de liderança.

É a partir de uma boa comunicação que acontece a motivação, essencial para que se superem tempos difíceis em qualquer empresa.

Jaqueline e Álvaro, franqueados da Clube Morena Rosa

2 – Peça apoio

Liderar não significa assumir todas as responsabilidades do grupo de forma ampla. Saber o momento de dividir tarefas e pedir ajuda é essencial para demonstrar à equipe o lado humano da liderança.

O espírito amigável de comunicabilidade podem facilitar no momento de delegar funções e dividir responsabilidades. Sem contar que, ao dividir com a equipe, você demonstra confiança no trabalho das pessoas, o que pode motivá-las.

Sueli Akemi, franqueada ClubeMR, e seu filho

3 – Acompanhe os indicadores de performance

Saber  interpretar e acompanhar corretamente os indicadores-chave na performance do negócio é indispensável para fazer um bom gerenciamento de crise. Esses números podem ajudar a entender quais aspectos a crise mais afetou, além de mostrar possibilidades e facilitar insights para a resolução de problemas.

Também é preciso verificar quais indicadores devem ter acompanhamento prioritário, para que os esforços sejam concentrados em formas efetivas de superar os tempos difíceis.

4 – Administre as emoções

A insegurança que geralmente vem junto com a crise pode deixar as emoções à flor da pele em um ambiente empresarial. Conseguir administrar esses sentimentos é essencial para avançar.

Uma pessoa que exerce liderança geralmente já tem um bom controle sobre as próprias emoções. É preciso que essa inteligência emocional se estenda e atinja toda a equipe.

A comunicação e a capacidade de análise serão fundamentais para administrar cada situação. Assim, é possível não só evitar problemas, mas também motivar a equipe de forma empática e sincera.

Tammi e Taysa, franqueadas da Clube Morena Rosa

5 – Pense sempre no longo prazo

O líder não é necessariamente o que caminha na frente, mas sim o que sempre tenta enxergar mais longe. Essa visão do longo prazo é indispensável para compreender a temporariedade da crise.

O líder deve ter em mente que crises sempre são temporárias, e o esforço de cada um é que terá resultados em longo prazo. 

É preciso também fazer com que a equipe entenda que ela também terá parte nos benefícios da superação das dificuldades, e que a assertividade e o comprometimento de cada um renderá bons frutos a todos no futuro.

Crises realmente são oportunidades?

Existe um jargão no meio corporativo, que diz que crises são oportunidades disfarçadas. Nós diríamos que isso é parcialmente verdade.

É inegável o quanto as empresas criam, lapidam e melhoram processos durante tempos difíceis. Muitas coisas que surgiram em crises são responsáveis pelo sucesso estrondoso de marcas de reconhecimento mundial.

Porém, para conseguir atingir resultados em tempos de crise é preciso esforço e sacrifícios. Entender as oportunidades que a crise pode trazer também é papel do líder, já que esse pode ser um grande motivador para toda a equipe.

É por isso que a Clube Morena Rosa, por exemplo, conseguiu expandir seus negócios em plena pandemia, levando franquias para várias cidades do Brasil. 

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