Crescimento do Mercado de Franquia no Brasil nos Últimos Anos

- Franquias de Moda

Os últimos anos se mostraram muito positivos para o mercado de franquias no Brasil. De acordo com levantamentos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a promessa para 2018 é de crescimento de 10% no faturamento desse setor, seguindo já um padrão de crescimento que o setor de franchising vem passando nos últimos anos.

Os dados da ABF indicam excelente crescimento dessa modalidade de negócios nos últimos 5 anos. Em 2017, o setor já havia apresentado um faturamento com crescimento de 8%, chegando a marca de R$ 163 bilhões.

Os números são bastante positivos, especialmente se considerado o contexto econômico do país, com um IPCA de 2,95% e PIB em 1%. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, boa parte desse desempenho positivo nos últimos cinco anos tem relação direta com o trabalho realizado pelas fortes redes de franquias no Brasil, que vem investindo cada vez mais no setor, garantia expansão das unidades e geração de novos empregos.

Franquias de moda e vestuário

Quem se identifica com este setor e tem o objetivo de abrir um negócio, pode apostar em uma franquia no segmento de moda. De acordo com estudo do Instituto Inteligência de Mercado (IEMI), o setor de vestuário foi responsável por movimentar mais de R$ 175 bilhões no ano de 2016.

Em 2017 o resultado positivo não foi diferente, com um crescimento de 7,9% apenas no mercado de franquias de roupas, com arrecadação de mais de R$ 190 bilhões. Este ano deve fechar com números ainda melhores, com a previsão de, pela primeira vez, o segmento ultrapassar a marca de R$ 200 bilhões em arrecadação. O mercado de franquias de roupas vem se destacando no país, sendo que, das 50 maiores franquias do Brasil, 14% delas são apenas no setor de vestuário e moda.

Franquia Clube Morena Rosa

Entre os modelos de sucesso nesse setor está o próprio Clube Morena Rosa, que reúne um mix exclusivo de moda premium feminina, através das grifes Morena Rosa, Maria Valentina, Zinco e Lebôh.

Fachada Loja Clube Morena Rosa

O Grupo Morena Rosa já tem 25 anos de mercado, totalizando mais de 1.500 colaboradores e oferecendo produção com fabricação 100% nacional. Ao longo desses anos no mercado, o grupo conseguiu ainda consolidar uma identidade própria para cada uma das quatro grifes com que trabalha, garantindo produtos que apresentam não apenas conceito, mas também alta qualidade.

A confecção do Grupo Morena Rosa é produzida em um parque fabril com mais de 24 mil m², além dos escritórios e produção, que estão divididos nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Os polos produtivos foram instalados em locais estratégicos, proporcionando expertise na produção e qualidade na logística das quatro grifes.

No portfólio do grupo, a marca Morena Rosa é o carro chefe, dando nome às franquias Clube Morena Rosa. A proposta da grife é representar uma mulher forte e dona de si, produzindo não apenas peças de vestuário, mas também moda íntima, fitness, beachwear e linhas de sapato.

Também na mesma tendência de mulher independente e sofisticada, a grife Mulher Valentina conta com peças de design exclusivo. Para o público jovem, a marca do grupo é a Zinco, focada na produção street e jeanswear. A Lebôh por sua vez reflete um estilo contemporâneo e versátil, trazendo uma moda urbana, criativa e atual.

Confira alguns outros modelos de franquia do segmento de roupas e vestuário:

Franquia M. Officer

A marca iniciou as atividades em 1984, já conhecida no mercado nacional e também internacional, famosa pela qualidade de seus produtos. O foco é a produção de uma moda jovem para homens e mulheres, com retorno de investimento previsto para um período de 24 a 36 meses.

Vitrine Loja M.Officer

Franquia Mormaii

A Mormaii é uma marca jovem, que atende a diferentes públicos: diferentes classes sociais, regiões e idades, para homens e mulheres. A Mormaii vem principalmente com a linha surfe, num estilo de vida mais descompromissado. Trata-se de uma franquia com moda jovem, comercializando produtos com estilo principalmente para a prática de esportes. O retorno de investimento previsto para essa franquia é no período de 12 a 36 meses.

Vitirine Loja Mormaii

Franquia Hering Store

No mercado de franquias no Brasil, no setor de moda e vestuário, essa é uma das franquias mais conhecidas, com um processo de expansão que iniciou em 1992. A Hering tem roupas e acessórios para homens e mulheres, com estilo mais casual. Hoje já possui mais de 600 lojas em todo o país. Para esta franquia, o retorno de investimento é previsto para o período de 36 a 48 meses.

Loja Hering

Franquia Hope Lingerie

No segmento de franquia de moda e vestuário, a Hope Lingerie também está entre as franquias mais conhecidas e espalhadas pelo Brasil. São mais de 160 unidades, atuando com moda íntima feminina, pijamas e lingerie. O retorno de investimento com a instalação de uma franquia da Hope Lingerie é previsto para o período de 18 a 36 meses.

Loja Hope

Com o crescimento do mercado de franquia no Brasil nos últimos 5 anos, este investimento pode ser uma boa aposta.

Quer mais dicas sobre investimentos, empreendedorismo e modelos de franquias?

Fique ligado em nosso blog e acompanhe as dicas semanais, para avaliar qual o melhor momento de investir e empreender.