Dicas para que sua loja seja mais que um ponto de vendas!

- Franquias de Moda
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Já falamos por aqui sobre a importância de compreender o “Novo Consumidor” e como promover uma experiência de compra única para manter seu nome em alta em tempos de transformações do mercado e surgimento de novas formas de consumo. O seu sucesso nesta nova forma de pensar o varejo não está apenas ligado ao tipo de conteúdo e o engajamento gerado em suas páginas nas redes sociais, a sua loja física e o que ela oferece é parte importantíssima desse processo. É sobre isso que falaremos hoje: Como fazer sua loja mais que um ponto de vendas!

Agora não estamos mais falando simplesmente de ações tradicionais como promoções e ofertas, e sim, da mudança do conceito de “ponto de vendas” para “ponto de relacionamento” e “ponto de experiências”. A loja física não deve mais ser o local onde o cliente vai olhar a vitrine e comprar um produto, a sua loja deve ser o lugar onde a sua marca se relaciona e educa seu público tornando-se referência para ele. Isso se dá através da junção das velhas ações citadas acima com alguns novos elementos que geram valor que falaremos a seguir:

EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS:

O objetivo é criar a atmosfera perfeita que traduza tudo o que sua marca queira transmitir, é colocar em prática todo o trabalho desenvolvido na criação do seu conceito para gerar emoções e conexões com o cliente. Trabalhe os cinco sentidos para criar estímulos que criem incentivos e necessidade para a compra.

Visão, audição, tato, olfato e paladar podem ser trabalhados para reforçar sua identidade. Aromas remetem a lembranças, os elementos visuais, letras, cores, formas são fortes fontes de reconhecimento, o tato pode remeter ao conforto e textura dos móveis e espaços para descanso, uma boa trilha ambiente também contribui muito na criação da experiência. Já o paladar pode ser estimulado através de mimos como cafés, doces e lanchinhos. Tudo depende do que sua marca se propõe a fazer.

ENTRETENIMENTO:

Criar eventos que despertem interesse e contribuam para a educação do público com relação a sua marca, é uma excelente forma de agregar valor à jornada do seu cliente. Edutainment, como é chamado, é fundamental para que o consumidor reconheça todo o valor contido naquilo que está adquirindo. 

Elabore espaços físicos para promover ações que envolvam e entregue algo ao cliente, apoie eventos, realize desfiles, lançamentos com influencers, workshops de moda, etc. Coloque sua marca como referência e crie afinidade com seu público.

PERSONALIZAÇÃO:

Trate para que cada indivíduo do seu público sinta-se único. Uma das principais características do consumidor 4.0 é a necessidade de ser entendido como pessoa, não consumidor. Daí surge a necessidade da experiência personalizada que englobe as preferências, valores e interesses do público. 

A jornada do cliente é impactada diretamente pelo seu esforço em tornar a experiência de compra algo único. Isso pode ser feito desde ofertas exclusivas, convites para eventos, até desenvolver um assistente virtual com reconhecimento de padrões de comportamento e atendimento personalizado.

TECNOLOGIAS:

Oferecer novos recursos tecnológicos para agilizar e trazer inovações ao processo de compra, valorizam muito sua loja. Ser uma marca moderna e antenada aos avanços da tecnologia, além de proporcionar experiências inesquecíveis, aumenta o engajamento.

O uso de telas touchscreen, totens de seleção e demonstração de produtos, instruções e sinalizações digitais, são os tipos mais utilizados. Tudo o que envolve tecnologia está em alta nas preferências dos novos hábitos de consumo.

EXPERIÊNCIAS OMNICHANNEL:

O conceito de criar harmonia entre todos os canais foi explicado   Uma loja física que corresponde a tudo o que é dito nos demais canais de contato com o público sai na frente das demais. 

Permita que seu cliente consiga experimentar determinado produto em sua loja e possa encontrar exatamente o mesmo produto em seu e-commerce. Possibilite que este cliente possa comprar, e ter todas as dúvidas esclarecidas online, e, caso necessite troca, que possa ser feita na loja, bem como a retirada da compra. Promoções que oferecem cupons, vouchers online que também tenham validade para loja física.

Todos estes pontos podem ajudar a criar a melhor jornada para seu cliente, esse tipo de ação contribui para que sua loja seja muito mais que uma vitrine com roupas, seja o point da moda local.

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