Experiência de compra: você sabe o que é?

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É bem possível que você já tenha passado por isso: entrar em uma loja para fazer suas compras e depois perceber que você já permaneceu ali por um bom tempo, por considerar o local agradável.  É possível até sair satisfeito da loja mesmo sem ter comprado nada, já pensando na próxima visita.

Isso tem a ver com a experiência de compra, a nova corrida do ouro do varejo. A preocupação com a experiência de compra surge quando se percebe que apenas trazer clientes para dentro da loja não é suficiente. É preciso apostar no bem-estar do cliente para aumentar as chances de venda, mesmo que seja em uma segunda ou terceira visita.

Uma pesquisa de 2020, feita com mais de 20 mil pessoas em 19 países, aponta que metade dos consumidores pagariam mais por uma experiência de compra que superasse suas expectativas. Isso mostra o quanto essa experiência é importante e pode ter ótimo retorno.

Algumas pessoas acreditam que oferecer uma boa experiência significa apenas fazer um bom atendimento. Porém existem alguns pontos de atenção que podem ajudar a melhorar a experiência do seu cliente na loja. Continue a leitura e confira!

Como melhorar a experiência de compra na minha loja?

1 – Experiência sensorial

O chamado Marketing Sensorial é uma ótima alternativa para melhorar a experiência de compra do seu cliente. Ele se define por utilizar elementos na sua loja que provocam os sentidos do cliente.

Detalhes como música ambiente e decoração da loja fazem parte do marketing sensorial. Porém, é possível ir além e trabalhar também outros sentidos. Para estimular o olfato, basta apostar em fragrâncias que combinem com a coleção exposta, como aromas doces e florais em coleções de primavera, por exemplo.

A combinação entre estímulos sensoriais pode causar uma sensação agradável no cliente sem ele nem perceber, aumentando as chances de que ele volte a visitar a loja.

2 – Praticidade

Mesmo que o cliente passe horas dentro da loja, ele precisa ter praticidade no momento de fazer a compra. Não é interessante quando ficamos por um longo período dentro de um local contra a nossa vontade, seja por falha no atendimento ou por uma exposição pouco prática. Isso também se aplica quando a venda é feita à distância: é preciso ter clareza em envios, prazos e formas de pagamento.

No momento que o cliente decide fechar a compra é preciso ter um processo rápido de atendimento, e isso envolve muitas coisas. Por isso, é preciso definir bem como cada processo acontece, além de prestar atenção na exposição dos produtos para facilitar a experiência do nosso cliente.

3 – Antecipação

Para antecipar o que o seu cliente deseja você pode apostar em programas de fidelidade e pesquisas de satisfação. Dessa forma você poderá antecipar os desejos do cliente e surpreendê-lo na próxima vez que ele visitar a sua loja.

A antecipação também tem a ver com a exposição dos produtos. É possível expor as mercadorias de modo que fique fácil para o cliente montar o look, com outras peças e acessórios. Nisso, porém, é preciso tomar cuidado para não poluir visualmente a exposição.

4 – Bom atendimento

Já não é novidade que um atendimento atencioso é pré-requisito no varejo de moda. Porém, um atendimento atencioso é mais que apenas estar ao lado do cliente enquanto ele escolhe as peças.

Atender bem significa conseguir solucionar a dor do cliente da melhor forma possível. Para isso você pode investir em treinamentos para a equipe de atendimento e estimulá-la.

Porém, o bom atendimento não para aí. Atender bem também significa ter o máximo de pontos de contato possível: redes sociais, whatsapp, telegram, site, entre outros. O cliente deve contar com um atendimento ágil, respeitoso e atencioso em todos esses canais.

5 – Pós-venda atencioso

A venda da mercadoria não é o momento final do relacionamento com o cliente. É preciso mostrar a preocupação da loja com o cliente, buscando saber se o produto atendeu às suas necessidades.

Programas de fidelidade também podem ajudar nesse ponto, como o oferecimento de descontos na próxima compra, por exemplo. Isso aumenta muito as chances de o cliente voltar a comprar, ainda mais se isso se combinar com todas as outras dicas relacionadas à experiência de compra.

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