Como empreender no ramo de moda? 6 dicas infalíveis

- Sem categoria
  • Compartilhe:

Mesmo com a crise causada pela pandemia do Covid-19, o ramo da moda se mostrou bastante estável, inclusive com crescimento em muitas frentes. Um dos principais motivos para isso é a força do mercado de moda brasileiro, que é um dos que mais crescem em todo o mundo.

Porém, empreender no ramo da moda exige que se tenha certos cuidados. A grande concorrência altamente capacitada exige que se tenha um plano de negócios muito bem definido para que se tenha bons resultados. Confira nossas dicas para empreender com sucesso neste ramo!

1 – Conheça o mercado

A pesquisa de mercado é extremamente importante em qualquer ramo que se deseje empreender. Porém, a moda tem algumas peculiaridades, como por exemplo as tendências motivadas pelas estações do ano e pelas passarelas em nível nacional e mundial. Por isso, estar antenado nessas tendências é uma ótima forma de prever o que estará em evidência para aumentar seus lucros. 

Outra forma de conhecer o mercado é buscar dados de pesquisa de público, o que pode ajudar a definir o seu público-alvo. Essas pesquisas são especialmente importantes, pois pessoas diferentes buscam soluções diferentes na moda: para algumas, se vestir bem é usar roupas confortáveis, enquanto para outras é mais importante estar seguindo as tendências nacionais e mundiais, por exemplo.

Por isso, também é importante definir um avatar para o seu negócio. O avatar funciona como uma personificação do seu público-alvo, para que você saiba direcionar corretamente as ações de marketing do seu negócio.

2 – Dedique tempo ao planejamento

Planejar é fundamental para qualquer negócio, e isso já é um tema batido. Porém, a pandemia demonstrou que apenas ter um plano de crescimento não é suficiente: é necessário ter uma estratégia para lidar com as crises que possam acontecer.

Ter um bom planejamento também permite uma alta adaptabilidade às mudanças do mercado em qualquer situação. Por isso, dedique o tempo que for necessário nesse momento, juntando o máximo possível de informações para fazer um planejamento eficiente.

3 – Invista no digital

Uma das coisas que mais ajudou na estabilidade do mercado varejista de moda durante a crise do Covid foi o meio digital. Muitas lojas que precisaram ficar de portas fechadas buscaram se adaptar ao meio digital e utilizar essas ferramentas para atingir melhores resultados.

Porém, estar no meio digital não é apenas postar fotos e patrocinar publicações. É importante que se defina uma estratégia de vendas, que envolva o máximo de pontos de contato possíveis no meio digital. Se você acha que consegue manter apenas uma rede social, dedique-se a ela e trace sua estratégia baseada nisso.

É importante também que a conversa com o cliente pelo meio digital também seja feita da forma mais cordial e atenciosa possível, para fortalecer o relacionamento antes, durante e depois da venda.

4 – Busque parcerias que gerem resultados

Um mercado que também cresceu exponencialmente durante o tempo de pandemia foi o mercado de influenciadores digitais. Hoje é possível encontrar influenciadores de praticamente qualquer nicho, com grande quantidade de seguidores e com formas acessíveis de negociação. Com esse tipo de parceria é possível desenvolver ações especializadas, como campanhas de desconto, cupons, planos de fidelidade e muitas outras formas de melhorar os resultados.

Outra forma de parceria que ajuda muito no ramo da moda é com fornecedores. É possível negociar e conseguir descontos especiais em determinados produtos, que podem ajudar a melhorar os preços na sua loja. Porém, é preciso entender que preço não é tudo: é importante saber passar ao consumidor todo o valor que o seu produto representa, e isso nos leva ao 5 item da nossa lista.

5 – Treine sua equipe

O treinamento da equipe de vendas vai muito além de apenas ensinar a usar sistemas de venda e apontar os produtos para os clientes. Para atingir o atendimento de sucesso é preciso demonstrar que o seu produto é a melhor solução para resolver a dor do seu avatar, mas é preciso que essa visão se replique por toda a equipe.

Por isso, é extremamente importante treinar e oferecer todo o respaldo para a equipe de vendas. É importante que os valores da sua loja estejam presentes durante o atendimento em todos os meios, para padronizar o contato e criar uma cultura harmônica de atendimento ao cliente.

6 – Comece com segurança

Uma das formas mais seguras para se empreender, mesmo em meio à crise, é o mercado de franquias. Isso porque as franquias apresentam muitas facilidades para o empreendedor, oferecendo ótimos resultados em pouco tempo.

As principais vantagens do mercado de franquias são:

  • Utilizar estratégias já testadas pela rede
  • Trabalhar com produtos já conhecidos pelo público
  • Ter ajuda nas ações de marketing e vendas
  • Receber apoio e treinamentos pela franqueadora
  • Iniciar o negócio já bem posicionado no mercado

Que tal conhecer todas as vantagens de uma franquia da Clube Morena Rosa? Entre em contato conosco pelo portal do franqueado, tiraremos todas as suas dúvidas!

  • Compartilhe: